Direto da Reitoria

Universidades de todo o mundo debatem os desafios das mudanças climáticas

Em evento virtual, metas serão traçadas para que ensino e pesquisas promovam a reciclagem, a energia renovável e o reaproveitamento da água

Com a participação de líderes de universidades de todo o mundo, acontece entre os dias 2 e 4/6 o Global University Leaders Council Hamburg 2021 (GUC Hamburgo 2021), conferência que será realizada virtualmente para discutir meios de promover o desenvolvimento sustentável apontado pelas Nações Unidas e enfrentar os problemas trazidos pela mudança climática. O Brasil está entre os 50 países convidados e conta com representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da UFRJ.

As mudanças climáticas ameaçam não apenas a qualidade de vida, mas também a sobrevivência das espécies. Para a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, a participação de quatro universidades públicas brasileiras no evento, ao lado de outras instituições de destaque mundial, evidencia a valorização do conhecimento produzido pelos cientistas e pesquisadores do país: “É o reconhecimento da importância das instituições públicas nacionais para o mundo. Algo de que os brasileiros devem se orgulhar e valorizar, pois aqui há profissionais que buscam o melhor para o país e para o mundo”.

Segundo a reitora, as universidades são o lugar apropriado na busca de soluções para um problema mundial que a humanidade já enfrenta e precisa ser mitigado com práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. “Seremos responsáveis por melhorar o perfil das instituições sob nossos cuidados, a fim de ajudar a sociedade a enfrentar o desafio das mudanças climáticas. A participação brasileira aponta para a maturidade de nossas instituições e a projeção internacional delas no enfrentamento dos grandes desafios”, afirmou Denise.

Em decorrência da pandemia de COVID 19, as universidades do mundo todo estão sendo estimuladas a promover o ensino remoto, com a aprendizagem dos estudantes baseada em atividades dispersas dos campi. Uma das propostas do encontro será debater com outras universidades como trabalhar com pesquisa interdisciplinar e ensino de desenvolvimento sustentável e mudança climática nesse cenário pandêmico.

O GUC Hamburgo 2021 é uma forma de examinar como as universidades estão respondendo às mudanças climáticas e à sustentabilidade em várias áreas essenciais, mesmo com prioridades concorrentes, falta de visões institucionais e estruturais, além de restrições financeiras que podem minar os esforços para lidar com essas questões mais efetivamente. Com base em análises conjuntas e percepções compartilhadas de líderes acadêmicos experientes de várias nacionalidades, o encontro pretende formular recomendações valiosas para o futuro engajamento das universidades em ações de sustentabilidade e clima.

O GUC é uma iniciativa conjunta da Conferência de Reitores Alemães (associação de universidades na Alemanha), Universität Hamburg e da fundação Körber-Stiftung, que encomendou o estudo-base para discutir os temas.

A UFRJ participará do evento no dia 3/6, ao lado da Universitat Politècnica de València, Espanha; Jomo Kenyatta University of Agriculture and Technology, Quênia; St. Olaf College, Estados Unidos; International Association of Universities, França; Universidad de los Andes, Colômbia; University of Waterloo, Canadá; Koerber-Stiftung, Alemanha; Chimie ParisTech, França; University College London, Reino Unido; University of Tsukuba, Japão; Central University, Gana; Sungkyunkwan University, Coréia do Sul; Klagenfurt University, Áustria; e Universität Hamburg, Alemanha.