Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Marlene de Castro Correia

Professora emérita da UFRJ se dedicava ao estudo da obra de Carlos Drummond de Andrade

Foi com consternação que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento da professora emérita Marlene de Castro Correia, estudiosa da obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. “Li Drummond na escola e, desde então, tornou-se uma paixão. É o poeta da minha vida”, disse a docente certa vez.

Marlene era especialista em Literatura Brasileira e ministrava aulas desde 1955 na UFRJ, onde foi professora titular, tornando-se professora emérita em 1993. Com diversos artigos e ensaios publicados em periódicos nacionais e internacionais, a docente escreveu Drummond, a Magia Lúcida (Jorge Zahar, 2002), Poesia de Dois Andrades (Azougue, 2010) e Drummond: jogo e confissão (IMS, 2015). Seu último livro foi Coletânea de Ensaios de Marlene de Castro Correia, publicado pelo Instituto Moreira Salles (IMS).

Quando publicou o ensaio Posse da Palavra: Uma Iniciação à Poesia de Drummond, em 1973, a professora da UFRJ se surpreendeu ao receber um telefonema do poeta. Ela já conhecia Drummond, de cuja obra já era estudiosa. Na ligação, um elogio em tom de surpresa: “Você gosta da minha poesia, mostra por que gosta e quer que os outros gostem”. 

A literatura e a ciência brasileiras perdem uma parte de si com a partida de Marlene de Castro Correia. A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente e deseja força aos familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.

24/8/2021
Reitoria da UFRJ