Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Nilson Lage

Jornalista e professor da UFRJ entre 1977 e 1991, Lage é considerado bibliografia básica nos cursos de Jornalismo

A Reitoria da UFRJ recebeu com tristeza a notícia do falecimento do professor Nilson Lemos Lage, que foi docente do curso de Jornalismo na Escola de Comunicação (ECO), entre 1977 e 1991, nas disciplinas de Técnicas de Redação, Edição e Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa. Ele lutava contra o câncer de pulmão há dois anos.

Toda a formação acadêmica de Lage foi pela UFRJ. Graduou-se em Letras: Português/Russo, fez mestrado em Comunicação e doutorado em Linguística. Aposentado compulsoriamente aos 70 anos, em 2006, do cargo de professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), ele trabalhava como voluntário em cursos de pós-graduação da universidade.

Representando a ECO/UFRJ e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Lage foi membro e relator da comissão especial que, reunida de 1982 a 1983, instituiu o currículo mínimo dos cursos de Comunicação Social. Além disso, foi membro da Comissão de Especialistas em Comunicação Social da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), em 1999, e das comissões de verificação dos cursos de Jornalismo, de 1999 a 2002.

Autor da literatura básica de Jornalismo, Lage escreveu diversos livros, como A Reportagem: Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística, A Linguagem Jornalística, Teoria e Técnica do Texto Jornalístico e A Estrutura da Notícia. Como jornalista, trabalhou no O Globo, Jornal do Brasil, Diário Carioca, Última Hora e na TV Educativa (TVE). Além de lecionar na UFRJ e na Ufsc, também ministrou aulas na Universidade Federal Fluminense (UFF) e em instituições privadas, como a Universidade Estácio de Sá, as Faculdades Hélio Alonso (Facha) e a extinta Universidade Gama Filho (UGF).

O jornalismo e a ciência brasileira perdem um pouco de si com a partida de Nilson Lage. Lamentamos profundamente e transmitimos força aos familiares e amigos neste momento de intensa consternação.

24/8/2021
Reitoria da UFRJ