Consuni repudia agressão verbal sofrida pela deputada Renata Souza

“É inadmissível qualquer tentativa de intimidação do desempenho de atividade parlamentar”, afirma moção

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu, no dia 2/9, uma manifestação de repúdio à agressão verbal sofrida pela deputada estadual Renata Souza durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) do dia 24/8.

Leia a manifestação na íntegra:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão remota extraordinária de 02 de setembro de 2021, torna pública sua manifestação em desagravo à agressão verbal sofrida em Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pela Deputada Estadual Renata Souza no dia 24 de agosto do corrente, proferida por um deputado da atual legislatura.

Além da reprovável violência do ato em si, é inadmissível qualquer tentativa de intimidação do desempenho de atividade parlamentar, mormente em se tratando de atividade de reconhecida defensora dos direitos humanos, com ações concretas em defesa da vida sob conjuntura política e sanitária extremamente adversa.

Entre estas iniciativas, destaca-se a aprovação da Lei 8.972/20, que assegurou a destinação de 20 milhões de reais a um plano de enfrentamento à Covid-19 em favelas desenvolvido e posto em prática por um grupo de trabalho de instituições de ensino, pesquisa e extensão sediadas no Rio de Janeiro, entre as quais a UFRJ.