Nota de Pesar

Adeus a André Fábio Villas-Boas

Escola de Comunicação, unidade onde o pesquisador lecionava, declarou luto oficial de três dias

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento de André Fábio Villas-Boas, ocorrido na última terça-feira, 26/10, aos 58 anos. Coordenador do Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas (Nelgraf), ele era pesquisador em design e comunicação visual.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas-Artes (EBA) e de graduação da Escola de Comunicação (ECO), Villas-Boas atuava como professor adjunto da UFRJ. Ele escreveu seis livros, todos com autoria do texto integral, em inúmeras reedições. Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, fundou a 2AB Editora, pioneira na publicação de livros brasileiros sobre design. Nela, foi editor durante uma década (1997 a 2007).

A ECO também lamentou a morte do professor. “Em sua memória, a ECO estará de luto oficial pelos próximos três dias. Agradecemos com carinho a contribuição de André para a ECO e nos solidarizamos com a dor da família e de todas as pessoas que o amavam. O velório será dia 28 de outubro, no Crematório da Penitência, sala 8, das 11h às 14h”, afirmou a Escola em nota.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de consternação.

27/10/2021