Adeus a Elza Soares

Cantora e compositora icônica celebrou seus 90 anos de vida com os 100 anos da UFRJ

Foi com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve ciência do falecimento de Elza Soares, na quinta-feira, 20/1, aos 91 anos, de causas naturais.

Eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio, Elza também aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil, além de ser detentora de diversos prêmios, como Grammy Latino. Elza recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2019 e, em 2020, a Mocidade Independente de Padre Miguel, sua escola de samba do coração, a homenageou com o enredo Elza Deusa Soares.

A cantora e compositora apoteótica celebrou seus 90 anos junto com a comemoração dos 100 anos da UFRJ, no Festival do Conhecimento 2020, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão. “Educação é nossa única saída. O que o Brasil precisa para melhorar é educação. Quero dar parabéns para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, parabéns mesmo! Essa universidade completa 100 anos e é tão importante para o Brasil, para o Rio, para todos nós”, disse Elza, na abertura de sua apresentação acústica, acompanhada do músico J.P. Silva. Assista na íntegra.

A Reitoria da Universidade lamenta profundamente o falecimento de Elza Soares e transmite força a familiares, amigos e todos os brasileiros neste momento de consternação. A potência dela como cantora e mulher continua reverberando no “Planeta Fome”.

21/1/2022