Na semana passada, o Grupo de Trabalho para Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ (GT-UFRJ) divulgou nota técnica alertando para a necessidade de se manter o esquema vacinal contra a covid-19, principalmente agora no inverno, quando há o aumento de transmissão de viroses respiratórias. Em decorrência do frio, típico da estação do ano, surge a tendência de manter os ambientes fechados, o que prejudica a ventilação natural e facilita a disseminação de viroses para as vias respiratórias.
De acordo com o professor Roberto Medronho, coordenador do GT, dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio indicam que apenas 27% do público entre 18 e 29 anos tomaram duas doses da vacina e completaram o esquema vacinal básico.
“Nessa faixa etária está a maioria dos estudantes da UFRJ. Por isso, recomendamos a todos que procurem um posto de saúde para completar o esquema vacinal, seja com a segunda dose ou a dose de reforço. Também é muito importante manter o uso de máscaras em ambientes fechados, apesar de elas terem deixado de ser obrigatórias em grande parte do Brasil. E permaneçam com os cuidados com a higiene das mãos”, alertou.
A nota técnica pode ser lida na íntegra aqui.