Adeus a Luiz Adauto Medeiros

Professor emérito da UFRJ foi um expoente do Instituto de Matemática

É com pesar, que a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento, aos 96 anos, do professor emérito do Instituto de Matemática Luiz Adauto da Justa Medeiros. O velório será realizado neste domingo (5/6), até as 13 horas, na capela 6, do Memorial do Carmo, localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287, no Caju, Rio de Janeiro.

Cearense de Fortaleza, o professor nasceu no dia 24 de fevereiro de 1926 e veio para o Rio de Janeiro quando tinha 18 anos para concluir seus preparatórios para ingressar na Faculdade Nacional de Medicina, um projeto da família. Na então capital do Brasil, despertou o interesse pela Matemática, onde ingressou como aluno da Universidade do Brasil em 1948. Em 1952 concluiu a licenciatura em Matemática e quatro anos depois, o bacharelado. Em 1952, foi convidado para assistente da cátedra de Análise Matemática e Superior, dirigida pelo Professor José Abdelhay.

Nos anos de 1970, trabalhou nas universidades americanas de Yale e Chicago, com Felix E. Browder. Na ocasião, iniciou um trabalho sobre equações hiperbólicas não-lineares tendo oportunidade de se relacionar com o Professor Jacques Louis Lions, da Universidade de Paris, onde fez seu Pós-Doutorado. Em colaboração científica com Lions, formou uma equipe de pesquisa em Equações Diferenciais Parciais e Controle Ótimo no Instituto de Matemática da UFRJ, contribuindo para a formação de diversos profissionais da área e orientações para várias dissertações de Mestrado e várias teses de Doutorado.

Tornou-se professor Titular da UFRJ, onde se aposentou compulsoriamente em 1996. Luiz Adauto se casou com Lourdes Maria Palma, professora de Física e que fora sua aluna. O casal teve quatro filhos: Sergio (Engenheiro Eletrônico), Luiz Henrique (Arquiteto), Maria Laura (Bióloga) e Kathia (Professora).