Nota Oficial

Nota sobre o evento Baile do DCE

Segundo resolução do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE), eventos precisam de autorização para acontecerem

Face à proliferação de inverdades sobre o tema em redes sociais, a Reitoria da UFRJ informa que não proibiu a realização do evento Baile do DCE. Na verdade, o cancelamento do evento do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata (DCE) é resultado da ausência de solicitação de autorização para uso das instalações da UFRJ.

Salientamos a importância do cumprimento da Resolução CSCE nº 01/2016, que versa sobre a necessidade de planejamento de cessão temporária de espaços para eventos realizados em áreas internas ou externas de uso comum às unidades acadêmicas, aos centros e aos demais órgãos universitários. A Resolução enfatiza a importância de providenciar serviços relativos à mobilidade, à segurança da comunidade acadêmica e patrimonial, à limpeza (banheiros e urbana) e ao socorro médico em eventos dentro da Universidade. Além disso, destacamos a necessidade de compatibilizar as atividades recreativas nos espaços externos com as atividades acadêmicas regulares da instituição.

Os eventos festivos, no âmbito da UFRJ, dependem de aprovação prévia do dirigente responsável pelo prédio onde forem realizados e da Prefeitura Universitária. O pedido de autorização deve ser encaminhado com antecedência, para que possam ser viabilizadas as medidas necessárias à garantia de segurança do evento e outras que se julgarem indispensáveis para a preservação do patrimônio da Universidade.

Lembramos à comunidade acadêmica que os campi possuem cursos noturnos. Estudantes se deslocam de seus lares, após jornadas de trabalho, para assistir às aulas. A UFRJ estimula e deseja que os alunos tenham uma excelente recordação da sua passagem pela maior universidade federal do país. Entretanto, pedimos que a comunidade acadêmica tenha empatia e respeito com os estudantes do turno noturno e com o patrimônio público.

29/6/2022