Direto da Reitoria

Reitora da UFRJ toma posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro

Em seu discurso, Denise Pires de Carvalho destacou o papel de importantes médicos da história do Brasil e mencionou a pandemia de covid-19

Atualizado Às 8h52 de 23/6/2022

No dia 14/6, em cerimônia realizada no Salão Pedro Calmon, situado no Palácio Universitário, no campus Praia Vermelha, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, tomou posse como membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). Ela passou a ocupar a cadeira 68, cujo patrono é Oswaldo Cruz, um dos principais cientistas e médicos brasileiros do século XX.

O orador da cerimônia, Haroldo Jacques, membro titular da AMRJ, destacou o extenso currículo da reitora para ocupar a cadeira na Academia. Denise tem mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências, ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ. Ela também fez dois estágios de pós-doutoramento no exterior.

Em seu discurso, Denise destacou a história de Oswaldo Cruz, que voltou do exterior com a missão de empreender uma campanha para combater as doenças que assolavam o Rio de Janeiro, então capital federal, em 1904: “O médico sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população, conforme recomendação técnico-científica. Os jornais e o Congresso lançaram campanhas contra a vacinação obrigatória. Houve levante popular […] e o Governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina”.

Cruz foi perseverante e defendeu medidas impopulares, mas contribuiu para a erradicação da febre amarela, ganhando reconhecimento da sociedade. Denise destacou que, durante a pandemia de covid-19, a medicina deve trabalhar como Oswaldo Cruz, defendendo a ciência, a divulgação de informações científicas e a vacinação em massa.

Denise é a primeira mulher a ocupar o posto de reitora da universidade centenária. Ela aproveitou seu discurso para prestar homenagem às médicas pioneiras do Brasil, que permitiram os avanços da medicina no país e do espaço das mulheres nesse campo: Maria Augusta Generoso Estrela, Rita Lobato e Nise da Silveira. A reitora comemorou o fato de a UFRJ já ter atingido a equidade de gênero nas turmas de Medicina há anos.

A nova integrante da AMRJ finalizou seu discurso agradecendo à família, aos estudantes e colaboradores com quem teve contato, à UFRJ e ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e seus professores.

Assista à cerimônia na íntegra:

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania e teve a supervisão do jornalista Victor França.