Moção

Dez anos sem Aloísio Teixeira

Conselho Universitário da UFRJ prestou homenagem a um dos maiores pensadores brasileiros, ex-reitor da UFRJ

Na quinta-feira passada, 28/7, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, órgão máximo da instituição, emitiu moção em homenagem a Aloísio Teixeira, ex-reitor da UFRJ entre 2003 e 2011.

Leia na íntegra:

10 anos sem Aloísio Teixeira: uma homenagem do Conselho Universitário a um dos maiores pensadores brasileiros.

Em 23 de julho de 2012, perdemos o economista e ex-reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, aos 67 anos.

Aloísio cumpriu um papel importantíssimo ao ser eleito e nomeado reitor, de 2003 a 2011, pós-período de intervenção do governo federal na UFRJ, que sucateou e tentou desmontar a primeira Universidade do país.

Entusiasta da Reforma Universitária, da expansão com qualidade e estrutura, da democratização do acesso ao ensino superior, do fim do vestibular, foi na gestão de Aloísio na UFRJ que surgiram os cursos noturnos, os bacharelados interdisciplinares; que políticas públicas como o Reuni e Sisu/Enem foram implementadas, e que o primeiro passo rumo às políticas de cotas foi dado na UFRJ.

Nos tempos atuais, de nossa resistência ao negacionismo científico e aos ataques à Ciência e à Educação, lembrar Aloísio Teixeira é nos conectar com um referencial: a importância das ciências humanas para a reestruturação da Universidade. Afinal, todas as ciências são humanas, feitas por e para humanos! Aloísio nos deixou um legado na reflexão de que a produção do conhecimento científico deve colaborar para a construção de um país com uma sociedade menos injusta.

Nos 10 anos de sua morte, o Conselho Universitário vem homenagear a memória e a presença de Aloísio Teixeira na luta pela Ciência Nacional, pela Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada, por um Brasil independente.

Aloísio Teixeira presente!