Nota sobre situação de leitos no Hospital Universitário

Direção do HUCFF trabalha para que o impacto da redução no número de leitos seja o menor possível

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) é o maior hospital do Rio de Janeiro em volume de consultas, principalmente de ambulatórios especializados em alta complexidade. Por dia, são realizados na unidade cerca de 800 atendimentos ambulatoriais e, em média, 20 cirurgias. Além disso, há mais de 300 pesquisas em andamento.

Com o fim dos contratos temporários, a direção-geral do Hospital do Fundão, como é conhecido, tem se organizado para que o impacto da redução no número de leitos – de 270 para 186 – seja o menor possível. Não há como estender esses contratos porque são temporários, feitos com recurso extra – verba suplementar do Ministério da Saúde – destinado à demanda de covid-19. Portanto, a previsão é que a partir de setembro a unidade tenha 186 leitos, que correspondem a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas.

No auge da pandemia, o Hospital já chegou a ter 310 leitos ativos, graças a essa verba suplementar, destinada ao combate ao coronavírus. A redução de leitos vem acontecendo desde dezembro de 2021, com o fim do repasse desses recursos. À época, a direção-geral, articulada com as esferas federal, estadual e municipal, conseguiu um aditivo para manter os contratos de cerca de 450 profissionais até o fim de agosto de 2022.

O HUCFF é uma unidade de saúde, ensino e pesquisa e está vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apesar disso, a Universidade não é sua única fonte de financiamento. A maior parte dos recursos da unidade é oriunda do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja verba é destinada ao custeio das atividades assistenciais do Hospital.

O aporte de recursos da UFRJ investidos no HUCFF é destinado ao pagamento de limpeza, vigilância e orçamento participativo. E, para essas questões, a Reitoria já tem se manifestado a respeito.

8/8/2022
Assessoria de Imprensa da Direção Geral do HUCFF