Nota Oficial

Nota sobre aulas no Edifício Jorge Moreira Machado

Suspensão de aulas foi realizada pela Direção da EBA. Aulas estão previstas para retornar na próxima semana

Atualizado às 12h08 de 14/9/2022

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro informa que a suspensão de aulas na Escola de Belas Artes (EBA) a partir desta quarta-feira, 14/9, não foi efetuada pela Reitoria da instituição. Devido a problemas com o contrato de limpeza do Edifício Jorge Machado Moreira (JMM) e com a manutenção dos elevadores, a Direção da EBA decidiu suspender as aulas que ocorrem no prédio.

A deliberação pela suspensão das aulas, por parte da Direção da EBA, não foi precedida de consulta à Reitoria, tomando-nos de surpresa, já que sempre esteve e está aberta ao diálogo, que é a marca de nossa instituição centenária. Lembramos, ainda, que a gestão do espaço é realizada pela Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) e que a alocação de mão de obra para essa localidade está condizente com a praticada em outras áreas da UFRJ.

O retorno das aulas na EBA está previsto para acontecer dentro na próxima semana com informação a ser divulgada pela Direção da EBA e/ou Decania do CLA à comunidade acadêmica.

A Reitoria tem acompanhado de perto o processo de reestruturação do Edifício JMM para que as atividades administrativas e acadêmicas no prédio pudessem ser retomadas em sua totalidade e com segurança no início do semestre anterior. No prédio, além da EBA e da Decania do CLA, são sediadas a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur). Para explicar o processo de reestruturação no edifício, a Reitoria da Universidade se reuniu com os centros acadêmicos estudantis para ouvir demandas e buscar solucionar os problemas destacados pela comunidade acadêmica.

Enfatizamos que as salas do prédio encontram-se organizadas desde o primeiro dia de aula para receber os estudantes e reforçamos nosso compromisso com o processo de reestruturação do Edifício. A fim de garantir a segurança de estudantes, técnicos-administrativos, docentes e terceirizados, foram – e continuam sendo – tomadas diversas providências para a correção dos problemas estruturais, elétricos e hidráulicos do edifício.

14/9/2022