Adeus a Marta de Araújo Pinheiro

Entre seus temas de interesse, professora da Escola de Comunicação se debruçava sobre subjetivação contemporânea e desastres socioambientais

Foi com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve conhecimento do falecimento de Marta Pinheiro, professora titular da Escola de Comunicação (ECO), ocorrido na última sexta-feira, 9/9. Em comunicação, a pesquisadora atuou principalmente nos seguintes temas: subjetivação contemporânea, risco, catástrofe, desastres socioambientais, meio ambiente, comunidades, ecofeminismo e redes sociais.

“Em sua memória, a ECO estará de luto oficial pelos próximos três dias”, declarou a Escola, em nota publicada na própria sexta-feira, acrescentando que as aulas não foram suspensas. “Nos solidarizamos com a dor de sua família e de todas as pessoas que a amavam”, afirmou.

Na Escola, Marta atuou em diversas frentes ao longo de sua carreira acadêmica: foi vice-diretora, coordenadora de intercâmbio, do ciclo básico, do curso de Publicidade e co-coordenadora do projeto de extensão Agência Experimental de Publicidade – Lupa. Marta era professora da ECO e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos), do Instituto de Psicologia – UFRJ. Foi colíder do grupo de pesquisa Mediatio – Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades e pesquisadora da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (Ciec). Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Marta fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde foi orientada por Marcio Tavares do Amaral, um dos fundadores da ECO. Ela fez, ainda, estágio de pós-doutoramento sênior na área de Antropologia das Catástrofes, na França.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente seu falecimento e transmite força aos familiares, amigos e comunidade universitária neste momento de intensa consternação.