Nota de Pesar

Adeus a Léa Ferreira Camillo-Coura

Respeitada em sua área de atuação, a docente dedicou a vida a pesquisar doenças infecciosas e parasitárias

Com pesar a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve conhecimento do falecimento da professora Léa Ferreira Camillo-Coura, da Faculdade de Medicina, ocorrido no sábado, 28/1. A médica, muito importante em trabalhos e projetos em saúde pública, dedicou a vida à ciência e educação.

Respeitada na área de atuação, Camillo-Coura foi uma das mais respeitadas pesquisadoras de doenças infecciosas e parasitárias da UFRJ e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2008, devido à reconhecida trajetória profissional, recebeu do governo federal a condecoração Ordem do Mérito Científico, na classe Comendador, pelas contribuições à Ciência e Tecnologia do Brasil. Além disso, Léa foi a primeira mulher eleita como membro titular da egrégia Academia Nacional de Medicina.

Em 1957, a pesquisadora graduou-se em Medicina pela UFRJ, como primeira colocada da turma. Anos depois, em 1963, foi contemplada com uma bolsa de estudos pela Fundação da Casa do Brasil na Grã-Bretanha para estudos de pós-graduação em nível de mestrado na The London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Universidade de Londres.

Entre as distinções recebidas destacam-se o título de pesquisadora emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico − CNPq (2005); prêmio Gerhard Domagk (1970); Medalha de Mérito Naval (Tamandaré), Mérito Santos Dumont (1982), Medalha do Pacificador (1985) e Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro. Em 1991, foi eleita a “Mulher do Ano” (Medicina) pelo Conselho Nacional das Mulheres do Brasil. Além disso, recebeu da Fiocruz a medalha Hortência Hurpia de Hollanda pelos trabalhos em prol da educação.

A Reitoria da Universidade lamenta profundamente a partida da professora e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de intensa tristeza.

30/1/2023