Adeus a Elaine Baptista de Matos Paula

Elaine era graduada em História e em Biblioteconomia. Destacou-se por sua dedicação às atividades e aos projetos que desenvolvia.

É com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento de Elaine Baptista de Matos Paula, na última sexta-feira (3/2). Servidora técnico-administrativa do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi/UFRJ), Elaine era graduada em História e em Biblioteconomia. Destacou-se por sua excelência e dedicação às atividades e aos projetos que desenvolvia na instituição. Seu amor pela profissão se fazia presente no contato diário com a sua equipe e com as pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

Em 2000, a bibliotecária ingressou no Sibi. No mesmo ano, foi criado o Portal de Periódicos da CAPES, no qual teve importante participação. Foi help desk do portal, sempre defendendo os interesses e demandas dos pesquisadores da Universidade. Como diretora do Centro Referencial, buscava disseminar e ensinar os recursos informacionais de que a UFRJ dispõe a toda a comunidade.

A Reitoria lamenta a partida de Elaine. Ela nos deixa um legado de dedicação e amor aos livros e à vida. Desejamos força aos familiares, amigos e à comunidade universitária neste momento de tristeza.

6/2/2023