Nota Oficial

Nota de repúdio sobre estudante expulsa de voo

Samantha Vitena, estudante de pós-graduação da UFRJ, foi expulsa de voo da Gol Linhas Aéreas, enquanto fazia o trajeto Salvador/São Paulo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro vem se somar às manifestações de todas as pessoas e instituições que repudiam atos violentos como o que ocorreu num voo na noite de sexta-feira, 28/4, no trajeto de Salvador para São Paulo.

A passageira Samantha Vitena, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), programa associado entre a UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi vítima de racismo e violência contra a mulher. Comissários da empresa Gol Linhas Aéreas, impuseram a Samantha a ordem de que despachasse sua mochila, com seu computador – instrumento de trabalho e estudo.

Não bastasse esse tratamento, a Polícia Federal foi convocada pela companhia aérea para retirar Samantha à força do voo, sem justificativa. A violência racista que acomete tantas pessoas no Brasil expulsou Samantha, pelas mãos da polícia e com a conivência da Gol, de um voo em retorno para sua casa e a submeteu a interrogatório durante a noite, em delegacia.

Como instituição que tem por finalidade desenvolver atividades no campo da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, a UFRJ se soma à indignação coletiva provocada por esse episódio e exigimos reparação às consequências psicológicas, materiais, morais, pessoais e políticas que o racismo tem na população negra no Brasil. Nem Samantha, nem nenhuma mulher negra deve passar por momentos como este. Afirmamos nosso compromisso com a democracia, a igualdade, a justiça racial e de gênero.

1/5/2023
Reitoria da UFRJ e Núcleo de Bioética e Ética Aplicada/UFRJ