Direto da Reitoria

Reitor da UFRJ em exercício participa de encontro internacional de reitores

Evento aconteceu em Valência, na Espanha, e reuniu 700 líderes universitários de 14 países

O reitor da UFRJ em exercício, Carlos Frederico Rocha, participou do 5º Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado entre 8 e 10/5, em Valência, na Espanha. O evento teve como tema “Universidade e sociedade”, pensando o papel das instituições de ensino superior como mola para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.

O encontro reuniu 700 gestores universitários de 14 países. A maior delegação de reitores foi brasileira. Três eixos gerais nortearam o evento: aprendizagem ao longo da vida; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades.

“Foram conferências relevantes, algumas lidando com preocupações da tecnologia da informação, como privacidade e criação, por exemplo. Em uma delas, foi enfatizada a questão de que a inteligência artificial deve ser utilizada para o bem-estar do ser humano e não para bem da tecnologia, e sob regulação, o que coincide com o que temos discutido no Brasil”, disse Rocha.

Carlos Frederico Leão Rocha é reitor da UFRJ em exercício | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Ainda segundo o reitor em exercício, umas das conferências debateu como a transição demográfica de vida pelo mundo está relacionada à capacidade de trabalho entre os 40 e 70 anos de idade – considerado o momento mais criativo, maduro e adequado para o atual sistema tecnológico proporcionado pelos sistemas de inteligência artificial.

O evento foi encerrado pelo presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. De acordo com Rocha, o ministro enfatizou dois pontos: meio ambiente e seus reflexos nas políticas, além da importância das universidades e do próprio evento. Sánchez enumerou, ainda, práticas que o país vem adotando para protagonismo da ciência, com o Ministério de Universidades, uma pasta específica para atenção às questões com as instituições de ensino superior.