Moção

UFRJ pede suplementação orçamentária

“Mantido o atual orçamento proposto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), a UFRJ fechará no ano que vem”, destaca moção

O Conselho Universitário (Consuni), instância máxima da UFRJ, emitiu moção nesta quinta-feira, 28/9, em que destaca a necessidade de suplementação orçamentária para a instituição.

“Mantido o atual orçamento proposto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), a UFRJ fechará no ano que vem”, assevera a moção.

O texto lembra o incidente ocorrido na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), onde ocorreu desabamento de marquise, e provocou interrupção de atividades. A moção critica, ainda, o anúncio do governo federal, que pretende construir 31 novos campi, “em um momento em que as universidades estão correndo o risco de fechamento e com instalações em risco”. Segundo o Consuni, os recursos são escassos e “incêndios como o ocorrido no Museu Nacional podem se repetir”.

Leia a seguir na íntegra.

No dia 06 de setembro de 2023, a marquise do prédio da Educação Física e Dança desabou. Com aulas no local, alunos, professores e demais pessoas tiveram que evacuar o prédio.

Enquanto o governo federal anuncia a criação de 31 novos campi, o curso de Dança da UFRJ está com as aulas em locais inadequados e o segmento de Educação Infantil do Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ) suspendeu o edital para novos alunos por falta de instalações para funcionar. As instalações da Universidade estão seriamente comprometidas. Incêndios como o ocorrido no Museu Nacional podem se repetir. Gerimos recursos escassos para a assistência estudantil e o esforço de inclusão realizado pelos governos do princípio do século pode ser comprometido. Mantido o atual orçamento proposto na PLOA, a UFRJ fechará no ano que vem.

Somos favoráveis à expansão da educação universitária para novas localidades. No entanto, o Conselho Universitário da UFRJ vem a público afirmar ser inaceitável apresentar propostas de expansão em um momento em que as universidades estão correndo o risco de fechamento e com instalações em risco.

É essencial uma suplementação orçamentária ainda em 2023. O Consuni demanda a recomposição orçamentária para nossas universidades para garantir o nosso funcionamento.

Clamamos a participação de todos nas manifestações do dia 3/10.