Direto da Reitoria

Reitoria recebe lista de reivindicações de aposentados

Profissionais que ajudaram a construir a Universidade pleiteiam agilidade em questões administrativas da Reitoria

A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, recebeu, na semana passada, uma comissão de aposentados e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj). Alguns deles ligados à Coordenação de Aposentados e Pensionistas da entidade, apresentaram um documento com uma lista de reivindicações em prol de, segundo eles próprios, pessoas que no passado ajudaram a construir a Universidade

A professora Cássia Turci informou que analisará as demandas com o reitor, Roberto Medronho, e sinalizou que a atual gestão quer ampliar o diálogo franco com todos da comunidade acadêmica.

Aposentada do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), Maria Inês Guimarães representou o grupo, destacando a necessidade de concessão de mais benefícios aos aposentados, como a criação de algo semelhante a um plano de saúde ou a extensão do pagamento do auxílio para quem não pode custear o serviço.

Embora reconheça que muitas das demandas apresentadas dependem do governo federal, o grupo busca apoio para projetos que envolvam a inclusão dos aposentados, como extensão do auxílio-alimentação, aprimoramento do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e auxílio-medicamento para aposentados e ativos.

Para as decisões que dependem de ações da Reitoria ou do Conselho Universitário (Consuni), eles reivindicam respeito à prioridade aos aposentados para pagamento de contenciosos administrativos, celeridade no processo de concessão de pensões, garantia de uma cadeira própria no Consuni e voto específico da categoria nas próximas eleições para a Reitoria.

Novos encontros que permitam atualizar cada demanda e dar transparência aos pedidos ainda serão programados, de acordo com a professora Cássia Turci. “Vamos olhar com cuidado tudo o que pode ser feito, mas as reuniões devem ser frequentes para a gente ir avaliando o que é possível fazer”, concluiu.