Adeus a Benjamin Gilbert

O professor inglês foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lamenta, com profundo pesar, o falecimento, aos 94 anos, do professor Benjamin Gilbert, no dia 9/2. O pesquisador era inglês e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN). Químico de formação, ele é autor de 120 publicações científicas, entre elas capítulos de livros sobre alcaloides indólicos e produtos naturais industrializáveis na Amazônia.

Gilbert trabalhava na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1986, na área de química de produtos naturais. Ele colaborava na implantação da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Benjamin Gilbert fez parte da formação, em setembro de 1963, do Centro de Pesquisas de Produtos Naturais (CPPN), um embrião do IPPN. Além dele, na época o novo centro também contou, em sua formação, com importantes nomes da área, como os professores Paulo da Silva Lacaz, Walter Mors, Joaquim Martins Ferreira Filho, Bernard Tursch e Keith S. Brown Jr.

Com extenso currículo, Gilbert foi pesquisador científico de diversas instituições no Reino Unido e nos Estados Unidos da América. No Brasil, atuou na formação de profissionais na Marinha, na Fiocruz, na Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e foi membro de comitês de doenças endêmicas e de química do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). e Foi, ainda, sócio da Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Associação Brasileira de Química e Sociedade Brasileira de Química.

Gilbert foi casado com Maria Elisa Alentejano e teve dois filhos:  William Richard Gilbert e Peter Alentejano Gilbert.