Direto da Reitoria

Em carta aberta, Consuni recorre à sociedade brasileira

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) aprovou ontem (23/5), por unanimidade, durante sessão ordinária, uma carta aberta para toda a sociedade, revelando a preocupação por estar passando por problemas estruturais, muitos em consequência da própria magnitude da instituição de ensino superior. Na carta se destaca que a UFRJ é guardiã de um patrimônio arquitetônico e cultural vasto, herança dos anos em que o Rio de Janeiro foi capital da República e do Império brasileiros.

São quinze prédios históricos, dezenove museus, quarenta e três bibliotecas e nove unidades hospitalares. Além da manutenção regular, vários desses lugares requerem cuidados especializados. Entretanto, ao longo dos anos e apesar dos alertas de gestões anteriores, a situação orçamentária permanece inalterada, dificultando à Universidade manter as operações e excelência acadêmica.

Para os integrantes do Consuni, a situação atual da Universidade é insustentável. É necessário que o Governo Federal, mas também outras esferas governamentais, empresas e toda a sociedade apoiem a recuperação estrutural e financeira da instituição, para que a UFRJ volte a ser motor intelectual do Rio de Janeiro. Veja a íntegra da carta assinada pelo Consuni.