Categorias
Direto da Reitoria

Cravista Roberto de Regina recebe título de doutor honoris causa da UFRJ

Homenagem celebrou os mais de 70 anos de atividades artísticas do também regente e luthier

O cravista, regente e luthier Roberto de Regina recebeu nesta sexta-feira, 21/2, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia ocorreu remotamente, com transmissão ao vivo pelo YouTube da UFRJ. O músico foi representado presencialmente pelo sobrinho Edson Lemos. 

A iniciativa de concessão do título partiu do Departamento de Instrumentos de Teclado, sendo aprovada pela Congregação da Escola de Música (EM) da UFRJ em 12/4/2024 e pelo Conselho Universitário em 28/11/2024. 

Aos 97 anos de idade, Roberto de Regina tem uma trajetória marcada pela versatilidade. Como cravista se destacou no cenário nacional desde a década de 1940, atuando também como regente. Já como luthier, conseguiu alterar a trajetória da cena musical brasileira. Foi o primeiro construtor brasileiro de cravo no século XX, contribuindo para a difusão do instrumento no país.

Na cerimônia de concessão do título, a trajetória de Roberto de Regina foi apresentada pelo professor da EM Marcelo Fagerlande, que destacou que a influência do trabalho do músico foi fundamental para a criação do bacharelado em Cravo da UFRJ. “Se hoje é possível oferecer a jovens brasileiros uma formação universitária em um instrumento que ele tanto defendeu, e que brilhantemente divulgou, é porque plantou muitas sementes”, salientou.

A longa trajetória artística permite avaliar a contribuição de Roberto de Regina à cena musical brasileira e internacional, seja como intérprete, professor,  formador de plateias, e também como influência para músicos que nele se inspiram. “Essas sementes estão esparramadas. Roberto é uma pessoa que realmente se dedicou à profissão. Foi um construtor de vidas”, afirmou o vice-diretor da EM, professor Marcelo Jardim.

A representante da Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ, professora Maria Clara Amado Martins, lembrou que a vida e obra do artista serão representadas nas telas, através de O Cravista. O longa-metragem documental está sendo produzido com direção e roteiro de Luiz Eduardo Ozório. “É uma nova mídia que com certeza vai perpetuar a sua importância enquanto grande representante da história da música clássica no país e no mundo. Ser responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela difusão em nossas terras o coloca como referência para todas as gerações, do passado, do presente e do futuro”, destacou Martins.

Já a vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, salientou a importância de homenagear em vida pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do país, principalmente por meio da arte. “Precisamos trabalhar cada vez mais por uma sociedade igualitária, mais humana, mais justa, mais amorosa. Isso nós conseguiremos se, de fato, reconhecermos as pessoas que fazem desse país um país diferente. E a música é algo que nos aproxima sempre”, afirmou Turci.

Reitor da UFRJ, Roberto Medronho, entrega título de doutor honoris causa a Edson Lemos, sobrinho de Roberto de Regina | Foto: Fábio Caffé

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, também destacou que a honraria enaltece ainda mais a trajetória do artista que influenciou várias gerações, colocando-o em um panteão dos grandes nomes formados pela Faculdade Nacional de Medicina e também dos grandes nomes agraciados com o título de doutor honoris causa da UFRJ. “Para muitas personalidades, a outorga de um título honorífico é honra muito mais para a instituição do que para o próprio homenageado, que já demonstrou toda a sua honorabilidade por toda a vida. Roberto de Regina é um deles”, salientou.

Doutor honoris causa

O cravista, regente e luthier Roberto de Regina | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Existe coisa mais viva do que a vibração de uma corda produzindo um som, ou a vibração de uma cor que briga às vezes com o ambiente ou que se harmoniza com ele?” Foi com esse questionamento, e demonstrando ser um privilegiado por ter vivenciado diferentes experiências no mundo da música, que Roberto de Regina agradeceu por ser homenageado com o título de doutor honoris causa pela UFRJ.

Formado em Medicina pela Universidade em 1952, Roberto de Regina já se dedicava à música nos tempos de estudante, atividade que acabou prevalecendo e o destacou no cenário nacional. Com o título, a relação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o músico se torna ainda mais estreita, perpetuando-se na história da instituição e também do artista. “Quero agradecer de maneira penhorada a essa homenagem de valor inimaginável, que foi o meu reconhecimento na Universidade, e espero que a nossa convivência musical, artística, sonora e visual permaneça por muito, muito tempo”, afirmou Roberto de Regina.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.