O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, esteve nesta semana em Brasília, onde realizou uma série de encontros para discutir parcerias, novas iniciativas e o planejamento de eventos internacionais que acontecerão em 2025. Maior universidade federal do país, a UFRJ foi escolhida para sediar o Fórum de Reitores das universidades dos Países do Brics, que ocorrerá no início de junho (dias 5 e 6/6).
Na terça-feira (25/3), Medronho reuniu-se no Palácio do Planalto com o ministro Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, a fim de discutir os preparativos para o fórum, que reunirá reitores de universidades nacionais e dos países do Brics Plus – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e os recém-incluídos Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.

O Fórum de Reitores está sob coordenação da UFRJ, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj).
Honoris causa
Na quarta-feira (26/3), a parceria entre as universidades e as empresas chinesas com a UFRJ foi tema do encontro entre Medronho e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. Na reunião, que ocorreu na residência oficial do embaixador chinês, em Brasília, foi discutida a organização da visita da delegação da UFRJ à China em maio, além do Fórum de Reitores dos países do Brics.
Durante o encontro, Medronho e Zhu Qingqiao também conversaram sobre a cerimônia de concessão do título de honoris causa ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping. Uma das possibilidades levadas pelo reitor da UFRJ é que o título seja dado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva ao presidente chinês. O embaixador e o reitor trataram ainda da criação do Instituto Confúcio e do curso de graduação em Mandarim, ambos na UFRJ.
Em seu périplo por Brasília, Medronho se reuniu com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho, e com o diretor de Relações Internacionais também da Capes, Rui Oppermann. Denise Pires, que é ex-reitora e professora titular da UFRJ, aceitou o convite oficial para proferir conferência na abertura do ano letivo da pós-graduação da Universidade, no dia 8/4, às 10 horas.

No encontro, na quarta-feira (26/3), Medronho e Denise Pires também conversaram sobre dois importantes eventos, que ocorrerão no Rio de Janeiro, no início de junho: a Aliança de Reitores do Brasil, Rússia e Bielorrússia (4/6) e o Fórum de Reitores dos países do Brics (5 e 6/6).
Reuniões
Além desses encontros, o reitor da UFRJ também teve reuniões nos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE) e do Planejamento e Orçamento (MPO). Na quarta-feira (26/6), Medronho tratou da proposta de participação de universidades e institutos de pesquisa na Nova Indústria Brasil (NIB), programa do governo brasileiro que visa modernizar e revitalizar a indústria do país. Ainda na quarta-feira, o reitor discutiu o mesmo tema em reunião com a secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis Oliveira de Paula.
Além disso, o reitor esteve com o embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, no Palácio Itamaraty, a fim de conversar sobre os preparativos para a realização do Fórum de Reitores do Brics. Roberto Medronho também participou, em Brasília, da reunião do Conselho da Andifes.