Categorias
Direto da Reitoria

Dignidade Acadêmica: UFRJ concede diplomas a estudantes que obtiveram elevado desempenho ao longo da graduação

Distinção é dada em três graus, de acordo com as notas conquistadas: Summa Cum Laude, Magna Cum Laude e Cum Laude

Na quarta-feira, 16/4, a Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) laureou 256 alunos de diferentes áreas do conhecimento que concluíram a formação superior com grande êxito: alcançaram coeficientes de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 8,0, concluíram seus cursos de graduação dentro do período de tempo recomendado, obtiveram número de créditos não inferior a 80% do total de cada curso e não sofreram qualquer sanção disciplinar ao longo da jornada. 

A cerimônia de entrega dos diplomas de Dignidade Acadêmica foi realizada no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e presidida pela vice-reitora, Cássia Turci. Participaram da celebração a pró-reitora de graduação, Maria Fernanda Quintela, os decanos dos centros e diretores das unidades acadêmicas, além de amigos e familiares dos agraciados.

Apesar de levar em conta o CRA dos estudantes – média ponderada das notas obtidas ao longo de um curso, considerando o número de créditos de cada disciplina -, os diplomas são, acima de tudo, o reconhecimento por anos de muito empenho. “Esses diplomas representam profissionais de extrema qualidade, que atuarão na sociedade brasileira. Com afinco e muita dedicação, vocês lograram êxito acadêmico e essa distinção recebida representa algumas características importantes que vocês já possuíam antes de ingressar na UFRJ – e também que adquiriram durante o percurso acadêmico”, afirmou a pró-reitora de graduação. “O que se coloca aqui não é simplesmente um coeficiente de rendimento acumulado, o famoso CRA, mas as outras características, que, por vezes implícitas, os constituem e constituirão durante toda a vida, pessoal e profissionalmente. Vocês são pessoas muito diferenciadas”, completou Maria Fernanda.

A cerimônia foi realizada no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Para a vice-reitora da UFRJ, os laureados têm um papel importante no futuro do país. “Tenho certeza de que a formação que vocês receberam na UFRJ vai permitir que sejam profissionais de muito sucesso, engajados, comprometidos com a construção de uma sociedade melhor – e é para isso que lutamos. A Universidade seguirá de portas abertas para vocês”, declarou Cássia.

A Dignidade Acadêmica é conferida em três graus: Summa Cum Laude (CRA igual ou superior a 9,5), Magna Cum Laude (CRA igual ou superior a 9,0) e Cum Laude (CRA igual ou superior a 8,0). A concessão é realizada por meio de solicitação do próprio aluno: basta fazer um requerimento de análise do desempenho acadêmico pelo e-mail dignidadeacademica@pr1.ufrj.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.