O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, se reuniu na quarta-feira, 30/4, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). No encontro foi discutida a possibilidade da realização de novas parcerias nas áreas assistencial e de telemedicina, além da possível inserção dos alunos na UFRJ em estágios no município.
Além da equipe da UFRJ, participaram da reunião, o assessor da SMS-RJ, Luiz Felipe Pinto, e a subsecretária geral da Secretaria, Fernanda Adães. Uma das pautas foi a busca pela ampliação do acesso aos serviços ambulatoriais de saúde do SUS em parceria com o Hospital Universitário. Também foi proposta a criação de um grupo de trabalho para elaboração de projeto de Telemedicina para a atenção primária à saúde em parceria com a SMS-RJ.
A ampliação do cenário de ensino aprendizagem também foi destacada. A ideia é que haja uma maior inserção de alunos dos cursos da área de saúde da UFRJ na Maternidade Municipal Paulino Werneck, na Ilha do Governador. Os representantes da SMS-RJ deixaram as portas abertas para que seja realizada uma visita ao local.
“O encontro de hoje serviu para ampliar as possibilidades de projetos e parcerias com o SUS carioca com aquela que é a principal universidade do Rio de Janeiro e uma das mais importantes do Brasil. Hoje os alunos da UFRJ já realizam o Internato e outros estágios na rede de atenção primária e hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro”, disse Luiz Felipe Pinto.
Durante o encontro, os representantes da secretaria convidaram Medronho para conhecer o projeto do novo Hospital Municipal Souza Aguiar, que vem passando pela maior reforma de sua história, além de outras unidades onde há supervisão de estágios curriculares da UFRJ.