Categorias
Direto da Reitoria

Delegações da China e Argentina visitam o Parque Tecnológico da UFRJ

Encontro reforça cooperação científica e tecnológica e reafirma protagonismo na articulação de parcerias globais

Representantes de universidades, do governo, da mídia e da sociedade civil da China e da Argentina realizaram uma visita na quarta-feira, 25/6, ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. Eles fazem parte da delegação que participou de um evento internacional na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Durante a visita das delegações à UFRJ, o reitor, Roberto Medronho, disse: “Nós precisamos criar um mundo multipolar. Devemos ser os construtores de um novo mundo em que a humanidade, o respeito à diversidade, a cooperação e o diálogo pacífico sejam o caminho para a resolução dos nossos problemas”.

Após reunião no Gabinete da Reitoria, os visitantes conheceram o Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (Lipcat) e puderam observar as pesquisas e os projetos desenvolvidos no local. O encontro foi mais uma oportunidade de estreitar as relações com a China e com países da América Latina.

Comitiva visitou o Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (Lipcat) | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

“Acho que essa relação é muito significativa pela cooperação entre as organizações, entre os veículos de comunicação e as universidades. Pretendemos enviar nossos jornalistas, sempre que possível, para participar dos eventos realizados no Brasil”, afirmou o presidente e editor-chefe do Global Times, Fan Zhengwei.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia da Argentina Daniel Filmus também participou da visita, acompanhado do secretário de Relações Internacionais da Universidade de Buenos Aires (UBA), Patricio Conejero Ortiz. Eles destacaram a necessidade de ampliar as interações com as universidades brasileiras para desenvolver ainda mais a produção científica e tecnológica. 

“Argentina e Brasil representam quase 70% das capacidades científicas e tecnológicas da América do Sul. A aliança e o aprofundamento da relação entre os dois países no campo científico são fundamentais, não apenas entre nós, mas também complementando as relações com a China”, disse Filmus.

Ampliação da integração entre os países do Sul Global

Mais cedo, as comitivas participaram do evento “Diálogo Sul Global – Fórum de Mesa-Redonda China-ALC”, no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca. O encontro, que foi organizado pelo jornal chinês Global Times, pelo portal de notícias Brasil 247  e pela UFRJ, contou também com a participação de representantes de outras nações da América Latina. 

Reitor da UFRJ, Roberto Medronho, durante evento no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca | Foto: Divulgação

No evento, foram discutidos temas como as percepções mútuas entre China e América Latina, motores do relacionamento positivo entre as regiões e o papel da mídia na formação de visões recíprocas. Na sessão de abertura, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, lembrou como a Universidade tem participado do fortalecimento desses vínculos e destacou o progresso dessas relações: “Hoje temos vários acordos com diversas universidades chinesas e tenho plena convicção do quanto é fundamental cada vez mais estreitarmos os laços de cooperação no Sul Global”, concluiu o reitor.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.