Categorias
Direto da Reitoria

Projeto Reitoria Itinerante da UFRJ visita o Centro de Letras e Artes

Gestão debate orçamento e infraestrutura com comunidade do CLA

O Auditório do Salão Azul da Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu nesta quarta-feira, 18/6, mais uma edição do projeto Reitoria Itinerante. O tema central foi a situação orçamentária da UFRJ. Participaram do encontro o reitor, Roberto Medronho, a vice-reitora, Cássia Turci, além de pró-reitores, superintendentes, representantes e alunos das unidades do centro.

Durante a apresentação, o reitor mostrou que nos últimos 12 anos, o orçamento discricionário da instituição caiu quase pela metade. Além disso, neste período, houve um aumento de 50% do número de vagas por conta do projeto Reuni, mudando também o  perfil dos alunos da instituição e o gasto com bolsas estudantis. 

“As cotas, as ações afirmativas resultaram em uma inclusão social espetacular. O perfil sociodemográfico dos nossos alunos hoje é muito mais semelhante ao perfil da nossa sociedade do que antes. Mas isso também alterou nosso orçamento. Temos mais alunos. Só neste ano, 60% dos alunos participam de ações afirmativas. São pessoas que precisam dos devidos auxílios para se formarem, para se manterem aqui”, explicou o reitor.

Medronho também apresentou ações que estão sendo realizadas para a manutenção da Cidade Universitária e demonstrou gastos realizados com o Restaurante Universitário, água, luz, combustível e com a manutenção de veículos da Universidade. De acordo com o reitor, há planos para que seja feito um contrato com uma empresa terceirizada para o funcionamento dos ônibus internos que circulam no campus.

“Hoje o gasto com a manutenção desses veículos é nosso. São quase dois milhões de reais por ano. É muito dinheiro. Ainda gastamos com IPVA, combustível e o restante das manutenções. Nessa nova forma de contratação, só vamos pagar o que a gente conseguir usar. Se não usar, esse dinheiro fica para realizar outras melhorias”, destacou Medronho.

Representantes e alunos das unidades do CLA participaram da Reitoria Itinerante | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Durante o encontro, diversos questionamentos, necessidades e situações do cotidiano das unidades do CLA foram levados à administração superior. Uma das colocações foi a solicitação para que um curso de mandarim fosse implementado na UFRJ. 

Outro ponto destacado foi a infraestrutura dos prédios. A situação da Faculdade de Letras  foi descrita por representantes da unidade, que afirmaram que o local sofre com infiltrações que podem, além de comprometer a estrutura do prédio, danificar salas e o patrimônio contido no local. O reitor lembrou que será realizada uma reforma em parte do telhado, com verba proveniente de uma emenda parlamentar.

Também foi solicitado uma ampliação de funções gratificadas para profissionais de diferentes unidades do centro que, segundo os representantes, estão defasadas. Além disso, representantes da Escola de Belas Artes pediram um olhar especial para o orçamento da unidade, que tem sido constantemente avaliada como sendo de excelência. Eles lembraram que o local conta com museus e obras de arte que demandam de cuidados.

Professores e representantes da direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo também se manifestaram. Além de também mostrar as dificuldades enfrentadas, se colocaram à disposição das demais unidades para ajudar com projetos e ideias que venham a diminuir os problemas apresentados no encontro. 

O projeto Reitoria Itinerante segue sendo realizado no mês de junho. Na próxima sexta-feira, 27/6, acontece um encontro, às 10h, no Auditório do Bloco B do Polo Universitário de Macaé.  

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.