Categorias
Direto da Reitoria

Obras de instalação do Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador estão na reta final

Entrega do espaço, onde serão realizados exames periódicos destinados aos servidores da UFRJ, deve acontecer em novembro

O Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador (LaSST) está prestes a ser inaugurado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 12/9, em visita técnica realizada por integrantes da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O LaSST ocupará parte do espaço onde anteriormente funcionava a Bio-Rio, na Cidade Universitária, e tem previsão de inauguração para novembro deste ano. Do outro lado do corredor, ficará a nova sede da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST).

No LaSST, serão realizados os exames periódicos de saúde dos servidores da Universidade, retomados em 2025, a partir da assinatura de um convênio com a Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro (Caurj). Além disso, o laboratório contará com consultórios destinados ao atendimento em diferentes especialidades, tais como fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia.

Ao conferir o andamento das obras, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, reafirmou que a saúde do trabalhador é uma prioridade da gestão atual. “Este é um compromisso nosso com os servidores: dar a dignidade necessária para que eles possam desempenhar melhor a sua função de servir à população”.

Além da promoção da saúde, a criação do LaSST é acompanhada da expectativa de criação de um banco de dados, fonte de informação para a atuação da PR-4. “Coletaremos informações sobre a saúde dos servidores que vão embasar a criação de políticas e programas de prevenção de doenças. Seremos capazes de traçar perfis a partir das condições de saúde do nosso corpo social”, explicou a pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto.

Os exames periódicos, apesar de não obrigatórios, são um direito do servidor. “Hoje o grande objetivo é a prevenção, a saúde do trabalhador, mapear a saúde dos servidores da UFRJ. A lei não obriga o servidor a fazer o exame periódico, mas ele é muito importante porque é uma espécie de check-up. Muitos servidores não têm plano de saúde, então a Universidade dará acesso a esses serviços”, disse a engenheira de segurança do trabalho Gisele Barbosa, da Divisão de Vigilância em
Saúde e Segurança do Trabalho (DVSST).

Nesse processo, há exames comuns a todos, como hemograma e urina, e exames específicos. “Serão realizados de acordo com os riscos ocupacionais a que os servidores estão expostos. Servidores que trabalham com agentes químicos, por exemplo, precisam de uma investigação mais específica e serão bem direcionados”,
completou Gisele.

Para a coordenadora do CPST, Angela Grey, a criação do LaSST facilitará o acesso a terapias coletivas e individuais. “A grande importância do laboratório é a possibilidade de os servidores terem um local onde eles poderão ser atendidos, principalmente aqueles servidores que durante o exame periódico forem diagnosticados com alguma enfermidade”, afirmou Angela.

O Laboratório de Saúde e Segurança do Trabalhador conta com a parceria de outras instituições, além de unidades acadêmicas da UFRJ, como a Escola Politécnica, já que a ideia também é fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.