Um termo de cooperação foi assinado, na quarta-feira, 17/9, entre seis unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que em 2024 assumiu a gestão de parte do Complexo Hospitalar e da Saúde (CHS) da UFRJ. Foram signatárias do acordo a Faculdade de Odontologia (FO), o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC), a Faculdade de Farmácia (FF), a Faculdade de Fisioterapia (FFisio) e a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN).
O objetivo é fortalecer as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nas unidades de saúde da UFRJ administradas pela Ebserh: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), maior hospital do estado do Rio de Janeiro em número de consultas e maior hospital universitário federal do país; Maternidade-Escola, referência para acompanhamento de gestações de alto risco; e Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), primeira estrutura a ser inaugurada na Cidade Universitária, em funcionamento desde 1953.
Para o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, a pactuação do termo de cooperação mostra que a Universidade e a Ebserh estão preocupadas com as questões acadêmicas, para além das melhorias em infraestrutura e na assistência. “Não oferecemos apenas assistência em saúde, mas formamos pessoas, produzimos e difundimos conhecimento. Com o hospital atendendo mais gente, vamos formar melhor os nossos alunos, vamos fazer mais pesquisas de ponta”, afirmou.
Na visão do superintendente-geral da Ebserh, Amâncio Paulino Carvalho, o documento assinado reafirma o compromisso institucional da empresa pública. “Temos a missão de gerir os hospitais e de apoiar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. A autonomia universitária não é arranhada, pelo contrário, ela é reforçada na medida em que encontra meios para expressar o seu desenvolvimento completo”, defendeu.
O evento de assinatura do termo foi realizado no Auditório Professor Halley Pacheco de Oliveira, no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Participaram, além do reitor da UFRJ e do superintendente-geral da Ebserh, o decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Eurico Nasciutti; o superintendente de ensino, pesquisa e inovação do Complexo Hospitalar da UFRJ, Marcelo Land; o superintendente-executivo do HUCFF, Marcos Freire; e representantes das unidades acadêmicas signatárias.
Na ocasião, o diretor da FFisio, Fernando Eduardo Zikan, que coordenou o grupo de trabalho responsável pela formulação do documento, parabenizou os esforços empenhados pelas unidades acadêmicas envolvidas para a criação de um termo único de cooperação. “É de se louvar esta data, principalmente para marcar um terreno institucional da representação das unidades de saúde, que não são somente unidades médicas, mas que são unidades acadêmicas que formam profissionais de saúde de altíssima qualidade para todo o país”, disse.

Outros dois termos foram assinados na cerimônia, com o Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e com a Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb), ambos significativos para o fortalecimento das atividades acadêmicas nas unidades de saúde da UFRJ administradas pela Ebserh.
