A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, na terça-feira, 9/12, no auditório da Escola de Química, no Centro de Tecnologia, uma delegação da Universidade de Petróleo da China (CUP) para o Fórum China-Brasil de Educação em Engenharia. Realizado no âmbito do recém-criado centro de excelência em engenharia Instituto de Engenheiros de Destaque, o evento teve como finalidade aprofundar as discussões sobre os acordos de cotutela e detalhar como os programas de pós-graduação em engenharia poderão se beneficiar da parceria entre as instituições.
Na ocasião, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou que o Brasil e a China são países centrais para o Sul Global, com vasta capacidade científica e tecnológica, população expressiva e grande potencial de desenvolvimento. Para Medronho, discutir educação em engenharia no âmbito bilateral significa projetar o futuro dos dois países.
“É na formação de engenheiros e engenheiras que preparamos quem vai projetar nossas infraestruturas, liderar a tão necessária transição energética, inovar nas tecnologias e propor soluções sustentáveis para os grandes desafios sociais, econômicos e ambientais”, afirmou.
O reitor também ressaltou os benefícios concretos que são esperados a partir da cooperação bilateral, tais como: o fortalecimento da formação de recursos humanos altamente qualificados; a aproximação entre universidades e setor produtivo; e o estímulo a projetos conjuntos em áreas estratégicas – energia, transição energética, digitalização, meio ambiente e inovação industrial.
“Quando Brasil e China se unem em torno da ciência, da educação e da engenharia, contribuem para soluções que beneficiam não só os nossos países, mas diversos outros em desenvolvimento”, disse Medronho.
Na UFRJ, o Instituto de Engenheiros de Destaque é dirigido pelo professor Cristiano Borges, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). “Esperamos que esta seja uma longa parceria para a formação de mestres e doutores”, declarou o docente.
Participaram do evento internacional, ainda, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, João Torres de Mello Neto; a conselheira para Assuntos Educacionais da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Chen Mo; o presidente e o vice-presidente da CUP, Jin Yan e Zhang Guangqing, respectivamente; e a professora da CUP Zao Ying.
Homenagens
Durante o fórum, a UFRJ e a CUP reconheceram professores de ambas as instituições pelos esforços institucionais empreendidos para ampliar a cooperação entre os países. Confira a lista de professores credenciados:
Pela CUP
- Roberto Medronho
- João Ramos Torres de Melo Neto
- Papa Matar Ndiaye
- Suzana Kahn Ribeiro
- Cláudia do Rosário Vaz Morgado
- Andréa Medeiros Salgado
- Jean-David Caprace
- Cristiano Piacsek Borges
- Marcelo Igor Lorenço de Souza
- Murilo Augusto Vaz
- Su Jian
Pela UFRJ
- Yan Jin
- Guangqing Zhang
- Linlin Wang
- Botao Lin
- Qi Liu
- Quan Xu
- Yangye He
- Chen An
