Direto da Reitoria

Reitora da UFRJ participa do Rio Innovation Week (RIW)

Em sua segunda edição, o encontro é um dos principais eventos de negócios e tecnologia da América Latina

A reitora da UFRJ participará, na quarta-feira (9/11), como painelista do Rio Innovation Week (RIW). Em sua segunda edição, o encontro, um dos principais eventos de negócios e tecnologia da América Latina, é voltado a empresas ligadas à área, ao empreendedorismo e à inovação. A edição de 2022 acontece no Pier Mauá, Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11/11.

O evento contará com 27 conferências, mais de 700 palestrantes convidados, duas mil startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de mentorias, exposições, workshops e networking. O público é composto por empreendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo – que irão compartilhar experiências e conhecimento, debater e apresentar novas estratégias para os negócios, impulsionar ideias e startups e discutir o futuro das profissões e da educação.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, participará do painel “Desafios e oportunidades da educação num mundo em transformação: educar para inovar e empreender para educar”. Nele, será discutido o imenso desafio que se impõe ao sistema educacional brasileiro e aos sistemas educacionais de maneira geral, de preparar cidadãos aptos a compreenderem e se manterem inseridos numa economia globalizada caracterizada pela contínua transformação tecnológica e organizacional das formas de produzir, assim como pelas mudanças de perspectivas, interesses, valores e hábitos de consumo dos indivíduos e grupos sociais.

Durante a sua participação, a reitora tratará do uso de tecnologias, a partir da experiência da pandemia, como meio para alargar as possibilidades de alcance da produção educacional das universidades e da diversificação da informação oferecida aos estudantes. Além disso, será abordada a importância do empreendedorismo no ensino superior, salientando a atuação das empresas juniores, as incubadoras e parques tecnológicos.