Direto da Reitoria

Reitor da UFRJ ministra conferência em fórum internacional de educação em Moscou

Roberto Medronho propôs criação da Universidade Brics multicampi. Evento contou com representantes universitários de 23 países

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, participou da edição deste ano do fórum educacional da Greater Eurasian Partnership (GEP), Grande Parceria Eurasiática, em tradução livre. O evento aconteceu entre 25 e 29/9, na Escola Superior de Economia (HSE), em Moscou, capital russa.

A GEP inclui a União Econômica Eurasiática (EAEU), a Organização para Cooperação de Xangai (SCO), os Brics (países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico), a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), países do Oriente Médio, da África e da América Latina.

O fórum teve como objetivo conectar estratégias e iniciativas nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Contou com a participação de representantes de 23 países e mais de 40 organizações científicas e educacionais.

Para a vice-reitora da HSE, Victoria Panova, as parcerias universitárias são estratégicas. “Empresas, missões diplomáticas estatais e organizações da sociedade civil conectam pessoas e facilitam a comunicação. (…) Como vice-reitora da universidade, posso dizer que não há nada mais valioso do que laços internacionais estáveis, de longo prazo e confiáveis.”

Victoria Panova é vice-reitora da HSE | Foto: Daniil Prokofyev (HSE University)

Ela mediou a plenária de discussão de pontes acadêmicas, que teve Medronho como um dos integrantes. Além do reitor da UFRJ, participaram Adjima Thiombiano, ministro de Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação de Burkina Faso (África); Issa Ansari, presidente da Universidade Prince Mohammad bin Fahd (Arábia Saudita); Denis Fomin-Nilov, reitor da Universidade Kyrgyz Russian Slavic (Quirguistão); e Elmurod Hoshimoy, reitor da Banking and Finance Academy do Uzbequistão.

Sul Global em foco

Medronho citou recente fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Organização das Nações Unidas (ONU), em que pontuou que o atual multilateralismo global está corroído. O professor destacou o desenvolvimento da educação no Sul Global. Ele pontuou que as universidades dessa região enfrentam desafios complexos e que seu desenvolvimento requer justiça e igualdade nas relações internacionais para se contrapor ao establishment. O reitor da UFRJ frisou a importância de os participantes do fórum cooperarem no campo da educação, o que ajudará na implementação de projetos no Sul Global.

“No Brasil, o cenário do ensino superior passou por importantes avanços que tiveram grandes impactos na vida acadêmica e científica, tais como: a expansão e redistribuição geográfica das universidades federais, o aumento de vagas nos cursos de graduação, a criação de novos cursos de graduação e programas de doutorado, as ações afirmativas para incluir segmentos sociais historicamente discriminados, entre outras ações”, afirmou Medronho.

“O Projeto Sul Global será concluído com sucesso se todas as universidades do segmento, através destes países, fornecerem um sistema educativo com os meios para dominar, cultivar, aplicar e disseminar o patrimônio do conhecimento humano”, continuou o reitor.

“A Universidade Federal do Rio de Janeiro está empenhada em liderar esse desafio no Brasil, atuando como uma força transformadora na sociedade brasileira. Precisamos produzir e difundir conhecimento científico, tecnológico, filosófico e artístico, instrumentos que proporcionem igualdade social e econômica e também sustentabilidade ambiental, num nível que transcenda a geografia, religião e crença”, enfatizou.

Universidade Brics multicampi

Em seu discurso, Medronho propôs, ainda, a criação de uma universidade multicampi para multiplicar esforços de integração internacional no bloco dos Brics.

“A Universidade Federal do Rio de Janeiro propõe uma Universidade Brics multicampi e está pronta para sediar um campus no Brasil, para facilitar a mobilidade de estudantes, professores e funcionários nesse grandioso projeto do Sul Global. Como primeira iniciativa, proponho um projeto transversal entre os países do Brics para realizar uma plataforma de ensino contínuo, visando facilitar o intercâmbio comercial, científico e cultural. Nosso objetivo é universalizar o conhecimento. Essa é a condição sine qua non para reproduzir o mundo imaginário de Lev Nikolaevitch Tolstoi e Fiodor Dostoiévski”, concluiu.