Direto da Reitoria

Reitora representa UFRJ em eventos internacionais na França e em Portugal

Denise Pires de Carvalho afirma que Universidade caminha para maior internacionalização

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, participou, nas últimas semanas, de dois eventos internacionais representando a UFRJ. A viagem incluiu passagens pela França e por Portugal.

Na França, Denise visitou a Universidade de Pau et des Pays de l’Adour (Uppa) a convite do presidente da instituição e do vice-reitor de Relações Internacionais. A UFRJ é uma das parceiras com as quais a Uppa pretende ampliar a sua interação nas diferentes áreas de atuação, principalmente nas engenharias, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e transição energética.

Para a reitora, os interesses das instituições representam pontos em comum: “Há recursos em bolsas que poderão permitir maior mobilidade acadêmica nos níveis de graduação e de pós-graduação, que englobam amplo compromisso social de nossa Universidade”. Em breve, a Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ deve divulgar os acordos mútuos que estão sendo elaborados.

Em Portugal, a nova integrante da Academia de Medicina do Rio de Janeiro participou do XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), que conta com mais de 130 membros de oito países. De acordo com a Universidade de Coimbra, a associação “tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e institutos superiores dos países de expressão portuguesa e tem vindo a estreitar as relações entre a comunidade dos países de língua portuguesa”.

Nesse tipo de evento, segundo a reitora, a comunidade internacional demonstra bastante respeito pela UFRJ. Ela também se sente muito honrada pelo papel que desempenha ao representar a Universidade: “Eu me sinto muito honrada em poder representar a nossa comunidade acadêmica, que tem elevado desempenho em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com impacto social no Brasil e internacionalmente”.

A UFRJ sediará o XXXIII encontro da Aulp em 2024, após proposta da reitora da UFRJ e aprovação pelo plenário da Associação.

Denise também agradeceu à ciência pelo desenvolvimento de vacinas, que permitiram a volta dos eventos presenciais, tão necessários e importantes. Há outros eventos marcados para este ano, mas a reitora participará de forma remota ou enviará representantes na maioria deles, por questões de agenda.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão de Victor França.