5º ENCONTRO NACIONAL DO COGECOM 2020

19 a 21 de outubro de 2020 — UFRJ/Online

O Cogecom 2020

O 5º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) será realizado online, em função da pandemia de COVID-19, para segurança de todos os envolvidos.

O evento está sendo organizado pela Diretoria Nacional do Cogecom e pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coordcom/UFRJ) e acontecerá entre os dias 19 e 21/10/2020.

O Cogecom foi criado em 2016 e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na área de Comunicação. Desde sua criação, o Cogecom realiza encontros anuais onde são debatidas políticas nacionais de comunicação social, para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público entre outros.

A universidade anfitriã

Foto: Marco Fernandes (Panorama UFRJ)

Pública, centenária e respeitada internacionalmente, a UFRJ é a primeira universidade criada pelo Governo Federal, em 1920. Mas algumas unidades já estavam em funcionamento, como a Escola Politécnica, fundada em 1792, que é considerada a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas. No início chamada de Universidade do Rio de Janeiro, a UFRJ reuniu a Escola Politécnica, a Faculdade Nacional de Medicina, criada 1808, e a Faculdade Nacional de Direito, criada em 1891.

Presença registrada nas dez melhores posições de diversos rankings acadêmicos na América Latina, a UFRJ conta, hoje, com 176 cursos de graduação e 232 cursos de mestrado e doutorado. Segundo o Ranking Universitário Folha 2019, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que se deve também à sua pluralidade: tem mais de 4 mil docentes, 65 mil estudantes, 3 mil servidores que atuam em hospitais e 5 mil técnicos-administrativos.

A UFRJ tem estrutura similar à de um município de médio porte, compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país.

Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais e institutos de atenção à saúde, 13 museus, 1.456 laboratórios, 1.863 projetos de extensão, 14 prédios tombados, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismos nacional e internacional.

Notáveis nomes já ocuparam o posto de reitor da UFRJ, entre eles: o médico Raul Leitão da Cunha; o ex-ministro da Educação e Saúde Pedro Calmon; o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Deolindo Couto; o ex-ministro da Educação Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão; e o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Alguns ex-alunos notáveis: o historiador Sergio Buarque de Holanda, o físico Marcelo Gleiser, o poeta Vinícius de Moraes, o médico Carlos Chagas Filho, a ex-presidente da Petrobras Graça Foster, o economista José Scheinkman, o empresário Carlos Alberto Sucupira, o cantor Ivan Lins, o matemático Artur Ávila, a jornalista Fátima Bernardes, o empresário André Esteves, o engenheiro naval Joaquim Levy, o jurista Evandro Lins e Silva, o físico José Leite Lopes, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o jornalista Ali Kamel, o humorista Marcelo Madureira, o economista Nelson Barbosa, o jurista Victor Nunes Leal, o economista Celso Furtado, a escritora Ana Maria Machado, o educador Anísio Teixeira, a escritora Conceição Evaristo, o arquiteto Oscar Niemeyer, a escritora Clarice Lispector, o jornalista Carlos Lacerda, o escritor Jorge Amado, o magistrado Marco Aurélio Mello, o artista plástico Cândido Portinari, o ator Miguel Falabella, o poeta Olavo Bilac, o diretor de teatro Augusto Boal, o cantor Noel Rosa e a roteirista Glória Perez.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e são aceitas de 15/09 a 15/10/2020 ou até enquanto houver vagas, o que ocorrer primeiro.

São disponibilizadas 300 vagas, sendo:

Modalidade de InscriçãoVagas
Gestor(a) de Comunicação de Universidade Federal100
Comunicadores(as) de Universidades Federais100
Estudantes50
Sociedade em geral50

Se/quando o evento alcançar a marca de 250 inscritos, a plataforma permitirá o recebimento de novas inscrições, para além do limite de 300.

Os processos de inscrição, credenciamento e emissão de certificados serão operacionalizados pela plataforma Sympla, que também tem aplicativo para Android e iOS.

Inscrições de relatos de experiências nas Ifes

Serão aceitos relatos de experiências nas Ifes para os seguintes painéis temáticos, ambos a serem realizados no dia 20/10/2020:

  • As universidades federais no combate ao coronavírus.
  • Políticas de comunicação nas universidades.

Os interessados em apresentar relatos de experiência devem:

  • Inscrever-se no evento. Clique aqui para se inscrever.
  • Elaborar um resumo de até 10 linhas utilizando o template. Baixe aqui o template.
  • Enviar até 09/10/2020 o resumo em DOC, DOCX ou PDF para o e-mail cogecom@reitoria.ufrj.br, colocando no assunto As universidades federais no combate ao coronavírus ou Políticas de comunicação nas universidades, a depender do tema do relato de experiência.

Os resumos recebidos serão avaliados pela Diretoria Nacional do Cogecom/Andifes e pelo Comitê Local UFRJ.

O resultado das inscrições para apresentações de relatos de experiências nas Ifes será divulgado nesta página na data provável de 14/10/2020.

Programação

A programação está sujeita a alterações e será atualizada na confirmação de palestrantes convidados.

SEGUNDA-FEIRA | 19 DE OUTUBRO DE 2020

08h45 — Acesso à Sala Virtual no Sympla Streaming by Zoom
Todos os participantes devem instalar o Zoom. Clique aqui e saiba mais. 

09h00 — Mesa de Abertura

Mediador: Igor Segóvia (UFRJ)

  • Edward Madureira (presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Goiás)
  • Marcio Guerra (presidente do Cogecom e diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora)
  • Denise Pires de Carvalho (reitora da UFRJ)
  • Gustavo Balduíno (secretário executivo da Andifes) ou Lívia Andrade (assessora de comunicação da Andifes)
  • Sérgio Duque Estrada (coordenador de Comunicação Social da UFRJ)

10h30 — Conferência 

Mediadora: Suzy Santos
Diretora da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (Peic) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ)

  • Palestrante: Muniz Sodré
    Professor emérito da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) e vice-líder do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (Lecc) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ)

Perguntas/Respostas

12h30 — Encerramento: Criação da Comissão para Elaboração da Carta do Cogecom 2020

TERÇA-FEIRA | 20 DE OUTUBRO DE 2020

08h45 — Acesso à Sala Virtual no Sympla Streaming by Zoom

Todos os participantes devem instalar o Zoom. Clique aqui e saiba mais. 

09h00 — Painel Temático 1

As universidades federais no combate ao coronavírus

Mediador: Aguardando confirmação de convidado.

  • Universidade 1
  • Universidade 2
  • Universidade 3
  • Universidade 4

Debate

11h00 — Painel Temático 2

Políticas de comunicação nas universidades

Mediador: Victor França
Assessor de Imprensa da Reitoria da UFRJ e cofundador da seção RJ da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública)

  • Universidade 1
  • Universidade 2
  • Universidade 3
  • Universidade 4

Debate

12h30 — Encerramento 

QUARTA-FEIRA | 21 DE OUTUBRO DE 2020

08h45 — Acesso à Sala Virtual no Sympla Streaming by Zoom

Todos os participantes devem instalar o Zoom. Clique aqui e saiba mais. 

09h00 — Conferência

Comunicação pública e novas estratégias de comunicação com a sociedade

Mediador: Aguardando confirmação de convidado

  • Palestrante: Jorge Duarte
    Gerente de Comunicação Estratégica na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e diretor de Relações Acadêmicas da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública)

Perguntas/Respostas

10h30 — Reunião

Diretoria Executiva do Cogecom/Andifes

Agenda de integração da comunicação das Ifes: experiências e perspectivas

  • Márcio Guerra
    Presidente do Cogecom/Andifes e diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também é professor

Balanço Final da Gestão

Relatório de Prestação de Contas

Eleição da Nova Gestão do Cogecom 2021/2022

12h30 — Discussão, Aprovação da Carta do Cogecom 2020 e Encerramento

Acesso à Sala Virtual

Para acessar o evento, os participantes devem ter uma conta criada na Sympla com o mesmo e-mail usado no ato de inscrição. Para criar a conta, é só clicar aqui.

A transmissão de cada dia poderá ser acessada pelos participantes às 8h45.

Para acessar a transmissão, basta que os participantes sigam o passo a passo abaixo:

Acesso através do computador:

1.Acessar https://www.sympla.com.br/ e fazer login na sua conta da Sympla. Caso não tenha uma conta, acessar o link: https://www.sympla.com.br/criar-conta.html;
2. Clicar em “Meus Ingressos”;
3. Buscar o ingresso do 5º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais 2020 (Cogecom) e clique no botão “Acessar Transmissão”;
4. O participante será redirecionado para uma página, onde verá a opção de continuar o acesso através do aplicativo Zoom;
5. Se o participante ainda não tem o aplicativo Zoom.us instalado, é só fazer o download no computador e acessar o evento. 

Acesso através do celular:

1. Baixar o app Sympla na Play Store ou Apple Store e fazer login na sua conta Sympla. Caso não tenha uma conta, acessar o link: https://www.sympla.com.br/criar-conta.html;
2. Tocar na opção “Ingressos” no menu exibido na parte inferior da tela;
3. Buscar o ingresso do 5º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais 2020 (Cogecom) e tocar no botão “Acessar Transmissão”, que fica habilitado (na cor azul) para os participantes 15 minutos antes do início da sessão;
4. Caso o participante ainda não tenha o app Zoom instalado, é só fazer o download para acessar o evento.

Contato

Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, entre em contato pelo e-mail cogecom@reitoria.ufrj.br.