Nota sobre reconsideração do título de Doutor Honoris Causa a Nei Lopes

Por unanimidade, Congregação da Faculdade de Direito decidiu aprovar primeira etapa para concessão do título

Em reunião da Congregação da Faculdade de Direito da UFRJ realizada nesta quarta-feira, 28/7, o pedido de reconsideração sobre o título de doutor honoris causa a Nei Lopes foi apreciado e acolhido por unanimidade.

A deliberação segue o rito democrático e legal na Universidade, nos termos da Resolução Consuni nº 1/1994. Com a aprovação ocorrida hoje na Congregação da Faculdade de Direito, o processo seguirá para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e, em havendo aprovação neste Conselho, avançará para validação final pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ.

Nei Lopes, egresso da Faculdade de Direito da UFRJ, deu vida, além de notáveis produções musicais, a mais de 40 livros e diversos artigos científicos, publicados tanto no Brasil quanto fora do país. O parecer que recomendou o acolhimento do pedido de reconsideração do título destacou os seguintes estudos de Nei: O samba, na Realidade (Editora Codecri, 1981); Malês: o islã negro no Brasil (In Afrodiásporas. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Ano 3, nº 6 e 7, abril/dez. de 1985); Cultura banta no Brasil, uma introdução (In Afrodiásporas. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Ano 3, nº 6 e 7, abril/dez. de 1985); Bantos, Malés e Identidade Negra (Editora Forense-Universitária, 1988); O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical (Rio de Janeiro: Pallas, 1992); Dicionário Banto do Brasil (Secretaria Municipal de Cultura, 1996); Zé Kéti, o samba sem senhor (Relume-Dumará, 2000); Logunedé: santo menino que velho respeita (Pallas, 2002); Sambeabá: o samba que não se aprende na escola (Folha Seca; Casa da Palavra, 2003); Novo dicionário Banto do Brasil: contendo mais de 250 propostas etimológicas acolhidas pelo Dicionário Houaiss (Ed. Pallas, 2003); Enciclopédia brasileira da diáspora Africana (Editora Selo Negro, 2004., 4.ed.; Selo Negro, 2011); Kitábu: o livro do saber e do espírito negro-africanos (Editora SENAC Rio, 2005); Partido-alto, samba de bamba (Editora Pallas, 2005); Dicionário escolar afro-brasileiro (Editora Selo Negro, 2006); O Racismo explicado aos Meus Filhos (Editora Agir, 2007); Dicionário literário afro-brasileiro (Editora Pallas, 2007); História e cultura africana e afro-brasileira (Editora Barsa-Planeta, 2008); Dicionário da antiguidade africana (Editora Civilização Brasileira, 2011); Dicionário da hinterlândia carioca (Editora Pallas, 2012); Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX (Editora Nova Fronteira, 2019).

28/7/2021
Faculdade de Direito da UFRJ