Moção Nota de Pesar

Adeus a Alberto José Araújo

Alberto tinha larga experiência nas áreas de pneumologia e tratamento do tabagismo

Na última quinta-feira (9/9), o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu moção de pesar pelo falecimento do servidor Alberto José Araújo.

Leia a moção na íntegra:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 9 de setembro de 2021, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de nosso servidor Alberto José Araújo, ocorrido em 7 de setembro próximo passado.

Médico formado pela FM-UFRJ (1979), com mestrado (2000) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Especializou-se em Medicina do Trabalho pela UFF (1995), Medicina Social e Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz (1982), Pneumologia Sanitária pela DNPS/Fiocruz (1983). Foi fellow in Environmental and Occupational Medicine by the Mount Sinai School of Medicine, NY (2000). Foi coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (Nett) ligado ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e ao
HUCFF/UFRJ, até a sua aposentadoria. Foi por meio do Nett, com o desenvolvimento de pesquisa, extensão e assistência, que a sua atuação alcançou fóruns nacionais e internacionais. Integrou a direção do Sintufrj, na qualidade de coordenador de Saúde, dos anos de 1993 a 1996. Foi, também, membro da Comissão Científica da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, da Comissão de Tabagismo do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) e coordenador da Comissão de
Tabagismo da Sopterj.

Tinha experiência nas áreas de pneumologia; tratamento do tabagismo; leitura radiológica de pneumoconioses, padrão OIT; planejamento de saúde e avaliação econômica em saúde. Foi consultor e revisor Ad Hoc das Revistas de Psicologia da UnB, do Caderno de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva da Ensp/Fiocruz, do Jornal Brasileiro de Pneumologia da SBPT e da Revista Brasileira de Cancerologia. Foi um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos e um dos artífices, juntamente da Ouvidoria-Geral da UFRJ, da política interna “UFRJ Livre do Tabaco”, aprovada pelo CSCE, na gestão do professor Carlos Levi, conforme Portaria nº 5576, de 31 de julho de 2012.

Alberto José de Araújo foi um grande humanista, escritor do gênero literário e poeta, amoroso e generoso em todas as suas ações. Lutou o bom combate e agora é eternidade!

O Conselho Universitário apresenta aos familiares e amigos a sua solidariedade.