Consuni repudia atos do presidente da República no feriado de 7 de setembro

Atos do presidente brasileiro “vêm ofendendo a ordem constitucional”, pontua colegiado máximo da UFRJ

Na última quinta-feira (9/9), o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu uma moção de repúdio aos atos do presidente da República no dia 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil.

Leia o texto na íntegra:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 9 de setembro de 2021, expressa repúdio aos atos persistentemente cometidos pelo presidente da República, que vêm ofendendo a ordem constitucional e rompendo com a orientação republicana que sustenta o regime democrático e os princípios da ordem pública.

Repudia, particularmente, o ocorrido em 7 de setembro de 2021, na Avenida Paulista, em São Paulo-SP, quando da comemoração do 199º aniversário da independência do Brasil. Naquela oportunidade o Sr. Bolsonaro agrediu verbalmente um ministro do Supremo Tribunal
Federal e declarou que iria descumprir decisões judiciais emanadas deste ministro. Além disso, declarou que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral está patrocinando uma farsa por defender as urnas eletrônicas.

Estes atos caracterizam crime de responsabilidade e cabe ao Congresso Nacional tomar as atitudes cabíveis ao caso.