Nota sobre segurança no retorno gradual às aulas presenciais na Cidade Universitária

Prefeitura Universitária adotou novas medidas para reforçar logística de policiamento no campus localizado na Ilha do Fundão

A Prefeitura Universitária lamenta profundamente os recentes episódios de violência ocorridos na Cidade Universitária e segue trabalhando diariamente em conjunto com o Rio + Seguro Fundão para evitar que os casos voltem a se repetir.

Estima-se que, com o retorno gradual às aulas presenciais, cerca de 120 mil pessoas voltem a circular diariamente na Cidade Universitária, o que requer a intensificação das operações de segurança para que a comunidade acadêmica possa exercer suas atividades tranquilamente.

Para isso, adotamos novas medidas a fim de reforçar a logística de policiamento na Cidade Universitária e inibir a atuação de criminosos, que causam indignação a toda a comunidade acadêmica, em virtude da gravidade e da violência.

Em agosto, a Prefeitura Universitária renovou o convênio com a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop), e a Cidade Universitária passou a contar novamente com reforço na segurança e patrulhamento das vias urbanas com o retorno do projeto Rio + Seguro ao Fundão, custeado pela UFRJ. Embora estejamos em um momento atípico, no qual o orçamento tem sido contingenciado por parte do Governo Federal, seguimos mantendo as atividades de segurança em vigor.

O projeto Rio + Seguro Fundão funciona diariamente e é composto por profissionais de segurança (policiais militares e guardas municipais) que trabalham em três turnos realizando operações em áreas estratégicas, patrulhamento nas vias e abordagens a indivíduos suspeitos, contribuindo, assim, para o ordenamento urbano do campus.

Embora o patrulhamento ostensivo e a preservação da ordem pública caibam à Polícia Militar, conforme previsão constitucional, a Prefeitura Universitária vem empreendendo esforços para aprimorar os serviços de vigilância e o monitoramento dos campi. Dessa forma, o Centro de Controle Operacional (CCO) realiza o monitoramento do campus por câmeras que capturam imagens do cotidiano da Universidade e subsidiam a polícia nas investigações, e a Coordenação de Segurança (Diseg) atua no apoio ao Rio + Seguro Fundão e às empresas terceirizadas de vigilância patrimonial.

Esclarecemos que a segurança, os acessos e a iluminação dos estacionamentos no Fundão estão sob a responsabilidade dos centros e unidades aos quais pertencem. A Prefeitura Universitária, porém, tem feito intervenções a fim de contribuir para a melhoria desses espaços, como, por exemplo, a nova iluminação da Faculdade de Letras, Reitoria, Residência Estudantil e Centro de Ciências da Saúde, a reordenação do espaço público, a redefinição da atuação dos vigilantes das empresas terceirizadas e a recomendação aos centros e unidades para que adotem métodos de controle de acesso aos estacionamentos do entorno, uma vez que não é possível promover o controle de acesso às vias da Cidade Universitária sem prejuízo para o tráfego no Rio de Janeiro.

Visando à segurança da comunidade acadêmica, a Prefeitura Universitária provê a iluminação das vias públicas, realizando a manutenção de áreas verdes e o patrulhamento ostensivo por meio da segurança orgânica concretizada pela Diseg e pelo Projeto Rio + Seguro Fundão, recebendo também o apoio do 17° Batalhão de Polícia Militar e da 37ª Delegacia de Polícia Civil. Tais ações nos permitem afirmar que estamos prontos para receber os alunos de volta às aulas presenciais quando for conveniente.

Por fim, vale a pena ressaltar a necessidade do apoio da comunidade acadêmica em relação às denúncias dos crimes ocorridos no campus. O registro das ocorrências permite que sejam consolidadas estatísticas criminais as quais identifiquem as áreas que necessitam de maior atenção e, portanto, maior intervenção policial.

A Prefeitura da UFRJ reconhece os desafios para tornar o Fundão – uma área que possui 5 milhões e 236 mil metros quadrados de extensão e de perímetro aberto – um local mais seguro e não poupará esforços para auxiliar as forças de segurança no papel constitucional de combate à violência, garantindo, assim, a integridade da comunidade acadêmica.

29/9/2021
Prefeitura Universitária