Direto da Reitoria

Reitora da UFRJ participará de debate sobre gestão das mulheres nas universidades

Denise Pires de Carvalho dividirá mesa com outras reitoras de instituições federais

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, participará nesta quarta-feira, 16/3, às 18h, da live e debate virtual “A gestão das mulheres nas universidades”. A iniciativa é motivada pelo mês das mulheres e é organizada pelo SoU_Ciência, laboratório de ideias sobre sociedade, universidade e ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O encontro abordará os desafios das mulheres na direção das universidades federais, diante de incertezas e cenários de dificuldades orçamentárias. As reitoras também irão discutir caminhos para que mais representantes do sexo feminino estejam na ciência, nas universidades e também em cargos políticos e de liderança.

“O encontro é fundamental para discutirmos avanços e políticas institucionais para a igualdade de gênero. O número de reitoras mulheres diminuiu muito em três anos. Éramos 19 quando tomei posse como reitora e, agora, somos 12”, destaca Denise.

Além da reitora da UFRJ, participam da live as reitoras:

• Ana Beatriz Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar);
  • Claudia Marlieri, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop);
  • Isabela Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel);
  • Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
  • Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
  • Marcia Abrahão, da Universidade de Brasília (UnB); e
  • Sandra Goulart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Imagem: Divulgação/Unifesp

A mediação será realizada por Soraya Smaili, coordenadora-geral do SoU_Ciência e ex-reitora da Unifesp.

“Será um momento muito prazeroso e importante para o debate e reconhecimento do trabalho realizado por nossas reitoras nas universidades. Além disso, vamos falar sobre o protagonismo feminino nas lutas históricas por equidade de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. Sabemos que hoje, por exemplo, mais de 50% dos estudantes na graduação e na pós-graduação são mulheres, mas elas ainda não estão distribuídas de forma igualitária em todas as áreas de conhecimento. Necessitamos de políticas públicas para estimular a presença das mulheres em posições de destaque em nossa sociedade”, comenta Soraya Smaili.

O debate virtual “A gestão das mulheres nas universidades” será transmitido ao vivo no canal do YouTube do SoU_Ciência.