Nota de Pesar

Adeus a Fernando Sérgio Viana Martins

De discente a docente, foram mais de quatro décadas de dedicação à UFRJ

Foi com profundo pesar que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento de Fernando Sérgio Viana Martins, ocorrido no sábado, 11/6. Fernando ingressou ainda jovem na Universidade como aluno da Faculdade de Medicina e esteve na instituição por mais de quatro décadas.

Fernando foi residente do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (DIP/HUCFF). Em 1983, assumiu o cargo de professor da área de DIP, no então Departamento de Medicina Preventiva, onde teve marcante atuação e ocupou diferentes cargos de coordenação.

Em nota, a Faculdade de Medicina lembrou que Fernando “revolucionou a disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do curso de graduação em Medicina da UFRJ, ao aplicar metodologias ativas de ensino, duas décadas antes de serem amplamente reconhecidas como fundamentais”.

O docente foi pioneiro na concepção e implantação do Centro de Informação em Saúde para Viajantes da UFRJ (Cives), o primeiro centro exclusivamente dedicado à medicina de viagem no Brasil, em funcionamento na Universidade desde 1997. O feito impulsionou a consolidação rápida desta área de conhecimento no país, servindo de exemplo para o estabelecimento de unidades igualmente destinadas a este fim em importantes instituições do país. Fernando propôs a criação da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem (SBMV), sendo um dos sócios-fundadores, fazendo parte de sua diretoria por mais de uma década.

Recentemente, o docente foi um dos apoiadores da criação do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier). Sua contribuição foi relevante para a elaboração do projeto e de seu regimento, além de decisiva para o sucesso da iniciativa do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Para os colegas mais próximos do DIP/HUCFF, Fernando era, sobretudo, uma pessoa de grande valor humano. A excelência do seu trabalho, a mente brilhante e sempre cheia de novas ideias desafiadoras, certamente, sempre estará em nossa memória.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de consternação.

13/6/2022