Nota Oficial

Nota sobre racismo sofrido por Juan Ramón Camarillo Peñaranda

Estudante da UFRJ relatou agressões físicas e morais durante sua passagem pelo Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia

A Reitoria da UFRJ repudia o caso de racismo e agressão ao pós-doutorando Juan Ramón Camarillo Peñaranda, residente brasileiro e engenheiro eletricista , ligado ao Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT), da Escola Politécnica e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da UFRJ.

Na última quinta-feira, 24/11, o pesquisador foi agredido e insultado durante sua passagem pelo Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia. A agressão foi cometida por um funcionário da imigração colombiana, que proferiu insultos e agrediu fisicamente Juan Ramón. Em relato em vídeo, o pós-doutorando destacou que as agressões tiveram como ponto central o racismo estrutural, pois o motivo da discussão teria sido a cor de sua pele.

Em um cenário em que cotidianamente é preciso enfrentar o racismo, é de se revoltar com mais um caso de preconceito racial. Esperamos confiantes que as autoridades colombianas se posicionem com celeridade sobre o ocorrido e tomem as providências necessárias. A Reitoria da UFRJ acompanhará o caso junto à Embaixada do Brasil em Bogotá.

O racismo é inaceitável e deve ser firmemente combatido, não apenas em nosso país, mas em todo o mundo. A Reitoria da UFRJ lamenta as agressões sofridas por Juan Ramón Camarillo Peñaranda e se solidariza com sua dor. Repudiamos as manifestações racistas e injúrias raciais proferidas dentro e fora da Universidade. Não podemos nos silenciar e nem compactuar com a violência brutal que é o racismo estrutural. Racistas não passarão!

25/11/2022