Direto da Reitoria

UFRJ participa de cerimônias de posse de ministros de novo governo federal

Reitora Denise Pires de Carvalho saudou ministros e secretários recém-empossados para estreitar laços entre governo e UFRJ

Para estreitar laços entre governo e a UFRJ, a reitora Denise Pires de Carvalho esteve presente em cerimônias de posse de ministros do novo governo federal, na segunda-feira, 2/1, um dia após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Denise participou das cerimônias de posse de Camilo Santana (PT), ministro da Educação; de Fernando Haddad (PT), da Fazenda; da professora da UFRJ Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e de Nísia Trindade, primeira mulher a ocupar o posto de ministra da Saúde. Nísia fez menção ao fato de ser professora honoris causa pela UFRJ e saudou as instituições científicas do Brasil. “Estive agora há pouco com a reitora Denise Pires de Carvalho e, com essa menção, eu quero cumprimentar todas as universidades e sociedades científicas. Nossa gestão no Ministério da Saúde será pautada pela ciência, pelo diálogo com a comunidade científica”, pontuou.

A reitora Denise Pires de Carvalho esteve na posse da professora da UFRJ Esther Dweck, agora ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos | Foto: Arquivo pessoal

Segundo o novo ministro da Educação, as instituições de ensino superior terão voz. “Pretendo reforçar o orçamento das nossas universidades (…). A universidade precisa ser um espaço democrático, livre, que estimule a criatividade, a liberdade de expressão e um olhar mais solidário e humano”, enfatizou Camilo.

Além de estar ao lado de colegas como Ricardo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e Beatriz Eckert-Hoff, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Denise saudou Luciana Santos (PCdoB), ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação; Silvio Almeida, ministro de Direitos Humanos e Cidadania; Izolda Cela (PDT), nova secretária executiva do Ministério da Educação; e Ana Moser, ministra do Esporte.

“É crucial que a UFRJ esteja em interface com o governo federal, visibilizando ainda mais a potência da nossa comunidade acadêmica para contribuir com frentes que possam promover o bem-estar presente e futuro do Brasil depois de alguns anos de obscurantismo. Nossa universidade é vanguarda, mas também é futuro, então queremos demonstrar que estamos aqui para cooperar com o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural para que tenhamos uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”, concluiu Denise.