Direto da Reitoria

Reitoria da UFRJ agora em nova sede

Prédio está situado no Parque Tecnológico da UFRJ

A Reitoria da UFRJ agora tem novo endereço: rua Antônio Barros de Castro, 119, onde a Dell atuava no Parque Tecnológico.

O prédio tem três andares e lá funcionam o Gabinete da Reitoria, a Secretaria Administrativa, a Procuradoria Federal, o corpo administrativo do Complexo de Formação de Professores (CFP), a Gerência de Contratos e de Acordos de Parceria, a Coordenação de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade (Corin), a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), entre outras estruturas.

Novo prédio da Reitoria | Foto: Moisés Pimentel | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

A Reitoria era sediada no edifício Jorge Machado Moreira, onde ficam a Escola de Belas Artes (EBA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) e a decania do Centro de Letras e Artes (CLA). Apesar da mudança, alguns setores ainda estão localizados no prédio antigo temporariamente, como a Diretoria de Acessibilidade (Dirac).

“Saímos do edifício Jorge Machado Moreira por conta de uma demanda de espaço adicional pelas unidades ali existentes e pelo fato de a Reitoria ter ocupado aquele prédio durante a ditadura militar, retirando espaços nobres da FAU”, afirma Carlos Frederico Rocha, reitor da UFRJ em exercício. “O prédio da Dell mostra o uso eficiente do patrimônio da UFRJ. Ele foi edificado pela empresa em 2011 e retornaria para nós apenas em 2031, mas a entidade deixou o local e nós retomamos o patrimônio, agora mais valorizado naquela área e com condições muito boas de trabalho”, finaliza.