Adeus a Sylvia Vargas

Professora foi vice-reitora da UFRJ entre 2003 e 2011

É com profundo pesar que a Reitoria da UFRJ comunica o falecimento da professora Sylvia da Silveira de Mello Vargas, ocorrido neste sábado, dia 2/9.

Sylvia foi vice-reitora da UFRJ entre julho de 2003 e julho de 2011, na duas gestões do professor Aloisio Teixeira. A docente era conhecida por seu tato afetuoso e solidário, sendo muito estimada pela comunidade universitária, sempre engajada na pauta universitária para o país.

Durante sua carreira, a professora ocupou diversos cargos na UFRJ. Além de vice-reitora, foi diretora da bicentenária Faculdade de Medicina e presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb).

Em 2008, Sylvia Vargas foi homenageada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro com o título de Médica do Ano, justamente na ocasião em que a comunidade médica celebrava os 200 anos do ensino médico no Brasil, marcado pelas pioneiras Escolas Médicas do Rio de Janeiro (hoje a Faculdade de Medicina da UFRJ) e da Bahia.

A Reitoria da UFRJ lamenta o falecimento de Sylvia e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de profunda tristeza.

2/9/2023