Direto da Reitoria

Nova Reitoria se reúne com professores eméritos

Desafios da UFRJ e das instituições de ensino superior foram alguns dos debates centrais

Na última segunda-feira, 28/8, o reitor, Roberto Medronho, e a vice-reitora, Cássia Turci, fizeram uma reunião com os professores eméritos no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Foi o primeiro encontro da nova Reitoria com o grupo, composto por cerca de 130 docentes, dentre os quais 30 estiveram presentes.

O objetivo da reunião foi ouvir o corpo docente emérito. Segundo a resolução nº 113/2022 do Conselho Universitário da UFRJ, o órgão máximo da instituição, o título de professor emérito é privativo de professores titulares, aposentados, cujos serviços no magistério tenham sido considerados de excepcional relevância para a Universidade. Além do reitor e da vice-reitora, compuseram a mesa o representante dos professores eméritos, Ricardo Medronho, e o decano do CCMN, Cabral Lima.

Foto: Juliana Cândido (CCMN/UFRJ)

No encontro, diversos temas foram alvo de discussão, principalmente os desafios da UFRJ e os do financiamento da pesquisa feita no país. O quantitativo de técnicos-administrativos, o orçamento deficitário, a necessidade de diversidade racial, a evasão estudantil e a  necessidade de aperfeiçoamento da infraestrutura nos campi também tiveram espaço na reunião.

Grandes temas como Amazônia e desigualdade socioeconômica estiveram no radar dos professores como assuntos sobre os quais a UFRJ precisa se debruçar mais. Entre as propostas dos docentes, estavam a da criação de câmaras técnicas para que os debates entre os eméritos e a Reitoria sejam específicos de acordo com as expertises dos professores.

“Foi um grande aprendizado estarmos aqui para essa reunião com os professores eméritos. A Universidade precisa se reinventar, ampliando, por exemplo, nossa presença em patentes. Esse diálogo com os professores eméritos é importante porque mostra o espírito de escuta de nossa instituição”, disse o reitor.

Ele adiantou, ainda, que há previsão da liberação de R$ 50 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Especial para Emendas Parlamentares. A Reitoria deve promover café com grupos congressistas para estreitamento de contatos.