Nota Oficial

Nota sobre pesquisa que estuda misoginia

Pesquisa “Orquestração Multiplataforma da Misoginia: O Caso Marcius Melhem” foi produzida para entender possíveis dinâmicas de coordenação e incitação da audiência

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro informa que, diferentemente do que foi divulgado por Marcius Melhem, ex-diretor da TV Globo, a Reitoria não afirmou que a pesquisa Orquestração Multiplataforma da Misoginia: O Caso Marcius Melhem, produzida pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab), da Escola de Comunicação (ECO), não tem vínculo com a UFRJ. Ainda que tenha informado em e-mail que a pesquisa não possui relação com a Reitoria, é, sim, produto de um dos 1.456 laboratórios de pesquisa da nossa Universidade centenária.

A pesquisa elaborada pelo NetLab é um estudo de caso, parte da linha de pesquisa Desinformação de Gênero e Discurso de Ódio. Nessa linha, o laboratório investiga diferentes campanhas de comunicação que atacam, difamam, violentam e desvalorizam mulheres e seus direitos por meio de plataformas digitais.

Segundo o NetLab, o objetivo geral da análise é ir além das narrativas, observando as estratégias de produção e distribuição de conteúdos e interações de usuários para entender as possíveis dinâmicas de coordenação e incitação da audiência. Para cada etapa de análise, o laboratório apresentou os métodos e resultados obtidos, indicando em quais casos foram encontrados indícios de coordenação e quais as evidências de impacto dessas estratégias sobre a opinião pública online. As coletas foram feitas entre maio e julho de 2023. No total, foram analisadas 77.898 postagens públicas de redes sociais e matérias da imprensa. Todos os dados utilizados no estudo são informações de acesso público.

O NetLab pesquisa temas que ganharam destaque nos meios de comunicação e na agenda pública. Enfatizamos que o referido laboratório é reconhecido pela excelência e contribuição. Desde 2013, o grupo se dedica a promover estudos de internet e mídias sociais, recebendo destaque inclusive na imprensa, como na TV Globo, Record TV, TV Brasil, Folha de S. Paulo etc.

Lembramos que a missão da UFRJ é contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a formação de uma sociedade justa, democrática e igualitária. E o NetLab colabora com esse avanço, considerando a liberdade de cátedra e a autonomia universitária que o percurso científico garante, inclusive pela Constituição Federal.

A Reitoria da UFRJ lamenta que o nome da instituição seja utilizado para promover discussões que geram desinformação, descredibilizam pesquisas desenvolvidas por nossa comunidade acadêmica e contradizem nossa missão, visão e valores institucionais. A Universidade está junto do Brasil a fim de construir respostas para os inúmeros desafios do nosso século, destacando-se, assim, como um veículo transformador da realidade.

10/10/2023