Adeus a Fernando Emmanuel Barata

Muitos tinham o professor emérito da Politécnica como um símbolo da Engenharia Nacional

É com profundo pesar que a Reitoria da UFRJ comunica o falecimento do professor emérito Fernando Emmanuel Barata, aos 99 anos. Formado engenheiro civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola Politécnica da UFRJ, Fernando Barata começou a carreira, em 1951, na área de Mecânica dos Solos.

Fernando Emmanuel Barata trabalhou como engenheiro para diversas empresas e autarquias, como a Petrobras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro. Ele era conselheiro vitalício do Clube de Engenharia, onde atuou junto à Divisão Técnica de Geotecnia (DTG).

A Reitoria presta condolências aos parentes e amigos de Fernando Emmanuel Barata.