Nota de Pesar

Adeus a Orlando Marques Vieira

Referência para o ensino, o progresso e o desenvolvimento da cirurgia brasileira

A Reitoria da UFRJ informa, com pesar, o falecimento do professor emérito Orlando Marques Vieira. Ele era uma referência para todo o corpo social da Faculdade de Medicina, da mesma forma que era um paradigma na Academia Nacional de Medicina e no Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Profissional dedicado à cirurgia geral e gastroenterológica, Vieira foi chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e chefe do Departamento de Cirurgia da UFRJ. Como educador, formou numerosas gerações de cirurgiões.

A carreira do professor começou em 1956, quando se graduou pela Faculdade de Medicina da UFRJ, onde também fez residência em cirurgia geral, doutorado, livre-docência em cirurgia geral e em clínica cirúrgica.

Na Academia Brasileira de Medicina, ocupou a cadeira n° 75 da Seção de Cirurgia e do patrono Raul David Sanson. Vieira exerceu diversos cargos na entidade, como tesoureiro (1997-1999), secretário-geral (1999-2001; 2003-2005) e vice-presidente (2007-2009).

Orlando Marques Vieira foi também membro e presidente de diversas sociedades, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, por onde, em 2004, foi agraciado com a maior honraria oferecida pela instituição, concedida àqueles que contribuíram para o ensino, progresso e desenvolvimento da cirurgia. Ele também foi membro fundador do Colégio Brasileiro de Angiologia.

A Reitoria da UFRJ externa suas condolências à querida família, aos amigos e ex-alunos do mestre.