Adeus a Ricardo Silva Kubrusly

Em 2024, o professor do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia completaria 30 anos de docência

É com pesar que a Reitoria da UFRJ informa o falecimento de Ricardo Silva Kubrusly, professor titular do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ. Antes, atuou no Instituto de Matemática.

Mais que matemático, Kubrusly também se identificava como poeta. Ele se graduou em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fez mestrado em Estruturas pela mesma instituição e concluiu o doutorado em Ciências pela Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos). Seu estágio pós-doutoral foi realizado na Universidade de Purdue (Estados Unidos).

No período de 2005 e 2007, o professor também foi primeiro secretário da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj). Além da UFRJ, Kubrusly tinha passagens pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Militar de Engenharia (IME), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) – onde foi presidente de 1993 a 1995 –, Academia Paraense de Ciências (APC), Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (Afhic), Associação Nacional de História (Anpuh), PUC-Rio e Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

A Reitoria da UFRJ lamenta o seu falecimento e, neste momento de consternação, transmite força a amigos, familiares e à comunidade universitária.

11/12/2023